Comunidades


Nossa Senhora das Graças


Nossa Senhora das GraçasEndereço:
Bairro: Jardim dos Inconfidentes
Celebrações Litúrgicas:

Sábados - 19:30h


História:

CONHEÇA A COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


Todos os sábados às 19h30 acontece a Celebração Eucarística, na Capela à Rua M. Venha participar conosco deste momento, sua presença e participação serão muito bem-vindas. Acontece todas as segundas-feiras das 18h às 19h, no salão ao lado da Capela, na Rua M, a Catequese para crianças dos 05 anos até a Crisma; temos também os encontros da IAM, onde participam crianças e adolescentes que já fizeram a Primeira Comunhão Eucarística. Devemos levar nossos(as) filhos(as), nossas crianças e adolescentes para a caminhada e vida religiosas, pois fazemos parte de uma Igreja viva e dinâmica e todo batizado deve anunciar Jesus, tornando-O conhecido e amado.

            Temos a Dimensão Litúrgica e Ministérios, cuja equipe se reúne sob a luz da Palavra de Deus para prepararem os comentários, preces, cantos, e convidarem os fiéis para fazerem leituras. Os ministros preparam o altar, ajudam na Celebração Eucarística e em atividades pastorais na Comunidade.

            Os grupos de reflexão reúnem-se toda quinta-feira para refletirem sobre a Palavra de Deus, fatos da vida, gestos concretos, etc. Acontece na última quinta-feira de cada mês o plenário; momento onde os grupos partilham o que refletiram nos encontros do mês sob a luz da Palavra e finalizam com uma partilha e a realização do gesto concreto que foi proposto naquele mês.

            A pastoral do Dízimo é encarregada, dentre outras funções, de fazer a entrega dos envelopes e formar cristãos conscientes de que o dízimo é uma retribuição a Deus de tudo de bom que Ele nos proporciona gratuitamente. Mais que um dever, é um prazer ser dizimista; se você não é dizimista, seja um, não perca esta oportunidade de agradecer a Deus o dom da vida através da doação.

            O Batismo e/ou Iniciação Cristã são um presente de Deus para nós e é o primeiro Sacramento; por ele nos tornamos filhos(as) de Deus e irmãos em Cristo. Jesus confiou a seus discípulos a missão de batizar e anunciar o Evangelho a toda criatura. Pelo Batismo somos consagrados ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. A exemplo de Maria, a primeira discípula, somos convidados a dizer sim ao plano de Deus. O Batismo é fonte de todas as vocações e Deus nos chama para seguir o exemplo de Jesus convocando-nos a construir o Reino de Deus na família, na escola, no trabalho e na sociedade. No Batismo somos ungidos com óleo para que na força do Espirito Santo renunciemos a todo mal professando a fé em Jesus, com a missão de sermos sacerdotes, profetas e seuspastores. Ser batizado significa sermos filhos(as) de Deus, membros da Igreja de Jesus, pertencendo à comunidade cristã, através da participação na missa, em alguma pastoral ou movimento, e observando os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja. Quem procura viver assim, está assumindo seu batismo verdadeiramente.

            Uma vez por mês os coordenadores de cada pastoral ou movimento participam de uma reunião paroquial para que possam trocar experiências, relatarem as dificuldades, as alegrias e os avanços. E, frequentemente, a paróquia oferece formação para que as pastorais e movimentos se fortaleçam e atualizem. O Conselho Comunitário também se reúne uma vez por mês para avaliar a caminhada da comunidadee deliberar sobre assuntos de interesse geral. A cada semestre, também fazemos uma confraternização para comemorar os aniversários do período e estreitar ainda mais os laços que nos unem a Deus e aos irmãos.

            Quem sentir-se chamado a participar de alguma dessas pastorais ou movimentos da comunidade favor procurar a coordenação comunitária. Será muito bem-vindo(a). Coordenação comunitária: Neide e Aparecida.