Dia de dor e sofrimento, que parece sem fim, na recordação triste dos 5 anos do rompimento da barragem de rejeitos em Bento Rodrigues.
Nossa solidariedade, enquanto família paroquial do Sagrado Coração de Jesus, aos atingidos/as diante das perdas humanas e dos impactos sociais e ambientais, sem conta, que este rompimento trouxe em toda a extensão da Bacia do Rio Doce.
Constatamos, indignados, que avançamos, proporcionalmente, pouco no processo de reparação e indenização e de responsabilização das empresas pelos desmandos e crimes praticados.
Os atingidos/as aguardam, em sua maioria, que lhes seja feita justiça. Ainda vivemos as consequências devastadoras, em toda a Bacia, como da insegurança hídrica e da inapropriação, para consumo, dos crustáceos, moluscos e peixes de nossos rios, contaminados pela lama, e dos seus impactos como em relação ao comércio, às atividades de trabalho, sobretudo de ribeirinhos e nativos, e dos impactos, sobretudo, na saúde física e emocional de nossas populações.
Mariana e Brumadinho precisam trazer lições para nós, tais como:
Do jeito que está não pode ficar. Ou mudamos ou será tarde. Viveremos sob a insegurança e o medo constantes de outros rompimentos e de injustiças “legalizadas”, como da retirada de famílias de áreas de risco, e de apropriação de terrenos da nossa gente, ferindo suas histórias..., ações que se somam a tantas outras e que atentam, violentamente, contra a vida em todas as suas expressões e dimensões.
Mariana e Brumadinho, nunca mais! A vida em primeiro lugar!
Pe. Marcelo Moreira Santiago
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DESTE 05/11/2020
16h30 - Ato Cultural em memória das vítimas (Mov. Sociais e Populares).
16h30 - Reunião do Governador com atingidos/as.
18h - Missa na Igreja do Carmo presidida pelo Arcebispo Dom Airton.
19h - Projeções sobre os 5 anos de rompimento da Barragem de Fundão.