Vivemos as alegrias, neste mês, por celebrar o nosso Patrono, o Sagrado Coração de Jesus. Queremos, no seguimento a Ele, trazer em nosso coração os mesmos sentimentos do seu amado coração, todo solicitude e misericórdia em favor das criaturas humanas, da mulher e do homem.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, central em nossa fé, deve nos levar a mais amar e servir, em tudo fazendo a vontade de Deus, o Pai.
Este é o distintivo da nossa fé, o amor. “Nisto reconhecereis que sois os meus discípulos se vos amardes uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13,35). Não é amar de qualquer forma, de qualquer maneira, mas ao modo de Deus, com entrega total, misericórdia e compaixão de coração e alegria em servir, como fez Jesus.
A fé cristã nos impulsiona a viver num movimento que nos leva a Deus, criando sempre mais intimidade espiritual com Ele e, de outra parte, viver a vida de comunhão fraterna, testemunhando o amor ao próximo, a partir dos pequenos, pobres e necessitados, os preferidos do Coração de Deus.
Nossa família paroquial, em festa, devotada ao Coração de Jesus, em suas famílias, comunidades e grupos eclesiais, deve se mostrar incansável nos gestos concretos que testemunhem o amor a Deus, em seu Filho Jesus, por todos nós.
Renovemos esses bons propósitos da vida cristã no amor ao Sagrado Coração de Jesus, intensificando a vida orante e sacramental, a escuta atenta e a vivência fiel da Palavra de Deus e o serviço da caridade fraterna.
No seguimento a Jesus, em seu sagrado coração, como discípulos missionários, conduzidos pelo Espírito Santo, em tudo façamos a vontade do Pai, dando testemunho do seu amor, para que todos tenham vida de verdade e o Reino de Deus, nos sinais da partilha, da solidariedade, da paz e da justiça, se faça presença em nosso meio.
Sejamos prontos em traduzir, nos gestos da vida, o amor e a misericórdia do Coração de Jesus, vivendo, aos dias de hoje, com renovador ardor, nossa missão, dada no batismo, de Evangelizar.
Que este mês a Ele devotado e as festividades a Ele dedicadas por todos nós, fiéis devotos e paroquianos, nos ajude a crescer na fé, na comunhão pastoral e na ação missionária, como Igreja em saída, indo ao encontro de todos, com atenção especial aos mais afastados para testemunhar o seu amor e a sua misericórdia, para a vida e a salvação do mundo e da humanidade.
Eis, verdadeiramente, o Coração que tanto nos amou. Respondamos a esse amor primeiro, amando e servindo. Em tempos de pandemia, digamos confiantes: Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós.
Pe. Marcelo Moreira Santiago