Na ordem do universo, os dias, meses e anos se sucedem ao ritmo, previamente, estabelecido pelo Criador de todas as coisas. Contudo, a experiência que deles fazemos não é a mesma. Eles se diferenciam em conformidade às experiências vivenciadas e ao calendário de festas e atividades que a humanidade propõe.
Assim o dia 31 de dezembro e o dia 01 de janeiro não são tão só um dia a suceder outro, mas abertura de um novo ano, de um novo tempo.
Ao findar um ano de tantas provações e desafios, como foi 2020, de pandemia e de suas consequências drásticas como para a vida social e econômica do país e do mundo, nosso olhar se reveste de esperança com a chegada de um novo ano.
Agradecemos a Deus que nos deu forças e discernimento para vencer mais esta etapa de vida. Não foi fácil. Solidarizamo-nos com tantos que sofrem, também, e de modo especial, com as famílias que perderam entes queridos para a covid-19, e saudamos 2021 cheios de boas expectativas.
Que ele venha renovando nossas forças, nossas motivações em viver melhor, com mais virtude, trazendo horizontes de mais felicidade e realizações para nós e os nossos.
Que chegue a todos a tão esperada vacina, imunizando as populações em todo o mundo, salvando vidas e permitindo que voltemos a viver, de um jeito diferente e pra melhor, a vida com suas motivações e seus muitos afazeres.
Que nos ajude a viver melhor a vida em família e em comunidade, o modo como nos relacionamos uns com os outros e colocamos nossos dons e talentos a serviço.
Que, com as bênçãos de Deus, aprendamos, dos tempos vividos, a amar mais e a servir melhor, ajudando na construção de um mundo inclusivo e justo que coloque, em primeiro lugar, a vida humana e do meio ambiente, a defesa de nossa casa comum, o planeta terra. Estamos todos interligados.
Vale a pena viver, ser bom e fazer o bem. Mãos à obra! Um Ano Novo se inicia. É tempo de renovar propósitos, de fazer a diferença. Deus conta com você e a humanidade precisa. Diga “sim” à vida que Deus lhe concede e à missão que Ele lhe confia, nos apelos da vida.
Um feliz 2021, com as bênçãos de Deus. Ele, conforme a linguagem do Natal, é o Emanuel – é Deus conosco. Confia e colabora. Bem-vindo Ano Novo, novo ano.
Pe. Marcelo Moreira Santiago