Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde pode ser definida como estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
Missão, para nós Cristãos Católicos, é a propagação do Evangelho, da nossa fé, em qualquer estado de vida/ vocação, na qual somos chamados. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que todos nós somos missionários, seja dentro da nossa casa cuidando das nossas famílias, seja viajando o mundo anunciando o Evangelho.
Ok, saúde engloba todo estado de ausência de doenças e o bem estar físico, social e mental, somado a isso, todos nós temos uma missão. Mas qual a verdadeira relação entre saúde e missão?
Primeiramente, nós somos templo do Espírito Santo - Acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito d'Ele habita em vós? (1Cor 6,19) - e assim como nós cuidamos da nossa casa, precisamos também cuidar da casa que somos nós. Mas por quê? Porque Deus merece o melhor de nós, e assim como nós nos preparamos para receber visitas humanas, arrumamos tudo, preparamos uma boa refeição, precisamos cuidar do nosso corpo, da nossa mente e das nossas relações pessoais, sendo elas familiares ou não, pois, o Doce Hóspede da alma habita em nós, e se oferecemos o melhor às visitas dos homens, melhor ainda devemos oferecer ao nosso Senhor, o Deus de amor.
Se eu sou negligente comigo, com a minha saúde, que é a minha primeira missão, como poderei fazer as demais missões que o Senhor me chama? Como poderei cuidar da minha casa, da minha família, se eu mal consigo cuidar da minha saúde? Como poderei viajar o mundo se não tenho saúde para isso? Ou seja, nos é necessário cuidar do templo vivo.
Juliana Eduardo
Graduanda do 7º período de Medicina da Universidade Federal de Alfenas