Em dezembro, iniciamos o novo Ano Litúrgico da Igreja com o tempo do Advento, preparando-nos, em família e em comunidade, para o Natal do Senhor, para a vinda do menino Deus, nosso Salvador.
Nesse tempo, a Igreja no Brasil promove a Campanha da Evangelização que traz, para esse ano, o tema: “Em Belém, Casa do Pão, Deus nos faz irmãos”. Renovamos assim, com esperança, nossa alegria e confiança em Deus, em seu amor por nós, trazendo ao mundo o seu Filho muito amado para que tenhamos vida nova e salvação.
Somos chamados a dar testemunho desse amor, levando a todos a Boa Nova da vida e da salvação. Nossa missão, à luz da fé batismal, é Evangelizar, ou seja, comunicar com a palavra e a vida que Deus nos ama e nos faz instrumentos do seu amor para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).
Em Belém nasce o Salvador, o menino Jesus. N’Ele, em sua vinda e no mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição, todos nós nos tornamos filhos e filhas de Deus, irmãos uns dos outros. O mundo é uma grande casa de irmãos e irmãs, chamados à fraternidade e à amizade social.
O Natal que se avizinha nos exorta a renovar nossa fé em Deus, no compromisso em amar e servir, agindo em seu nome em favor da vida, a começar da vida mais ameaçada. Acolher Jesus que nasce, é acolhê-lo em nossos irmãos e irmãs, em nossas famílias, na comunidade de fé e na vida em sociedade.
O Natal evoca, então, partilha, fraternidade, comunhão e paz, valores imprescindíveis em vista de um mundo melhor, mais inclusivo, atento às necessidades de todos, a partir do pequeno, do pobre, do mais necessitado. Não pode faltar, mesmo com os contratempos da vida, o pão material e o pão espiritual na mesa de nossos irmãos e irmãs. Deus nos envia em missão: “O que Eu fiz, vão e façam! (Mt 28,19).
Esse é o Natal que desejamos para você, sua família e sua comunidade: amor no coração, muita comunhão de vida com os seus familiares e amigos e alegria em sempre servir, fazer o bem, sobretudo aos mais necessitados, testemunhando ao mundo o que nos exorta, nesse tempo do Advento, a Campanha da Evangelização: “Em Belém, Casa do Pão, Deus nos faz irmãos”.
Renovemos nossos propósitos cristãos, o tempo é agora. Natal é vida, é esperança, é amor. Deus vem ao nosso encontro e nos revela, no seu amor, essa grande verdade: “Somos todos irmãos e irmãs”!
Feliz e santo Natal, com as bençãos mais copiosas do menino Deus! Ah, não se esqueça, o maior presente é Deus quem nos dá, o seu próprio Filho. Natal é, sobretudo, Deus no coração e na vida da gente e nós com Ele.
Pe. Marcelo Moreira Santiago