Celebramos dez anos da dedicação da Igreja-Matriz do Sagrado Coração de Jesus, de Mariana. A pergunta que logo se faz é esta: o que é a dedicação de uma Igreja? Trata-se de um rito solene, muito bonito e rico de significados, celebração religiosa festiva, normalmente presidida pelo bispo ou seu representante e que, em princípio, marca o término da construção de uma Igreja e oficializa sua “consagração” a Deus e à proteção de seus santos e santas.
A cerimônia da “Dedicação” destaca a importância de “Igreja-templo” para o povo de Deus, enquanto lugar sagrado onde Deus manifesta a sua glória e a sua misericórdia; local de encontro, de falar e de ouvir a Deus; de celebrar, de pedir e de dar graças por tantos benefícios recebidos.
Na Igreja-templo, celebramos, em comunidade, a Eucaristia e os Sacramentos; alimentamos nossa fé, nossas devoções; meditamos e aplicamos para a vida a Palavra de Deus e nos fortalecemos, como discípulos missionários, na missão de Evangelizar. Agraciados por Deus e, alimentados n’Ele e por Ele, voltamos para casa e para o trabalho, motivados para amar e servir e para viver, com frutos, nossa vida e nossa missão cristã no mundo.
De fato, é uma bênção para qualquer comunidade ter um lugar, uma Igreja ou uma capela, extensão de sua própria casa, onde a família cristã se reúne, se encontra para ouvir a Palavra de Deus, celebrar os sacramentos e se organizar para servir, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
A dedicação de nossa Igreja-Matriz, oficializada por Dom Geraldo Lyrio Rocha e Pe. Luiz Cláudio Vieira, em 30 de junho de 2011, na festa do Sagrado Coração de Jesus, contou com grande participação dos fiéis, dos grupos eclesiais e de muitos sacerdotes e diáconos. Destacou-se na celebração, a aspersão do povo e das paredes da Igreja, com a água benta, recordando o Batismo, nossa consagração a Deus. Houve a prece própria da dedicação e a unção do altar e das paredes. Tivemos também a incensação do altar, do povo e das paredes do templo, simbolizando nossas orações que sobem ao céu. Houve, a seguir, a iluminação da Igreja, o acendimento das velas do altar e das velas que foram colocadas nas paredes da Igreja e, depois, prosseguiu-se com a celebração da Missa, como de costume.
Agradecemos, nesses dez anos, os benfeitores que ergueram nossa Igreja-Matriz; lembramo-nos dos que ali nos precederam e que, com seu testemunho, semearam as sementes da fé, permitindo-nos colher, aos dias de hoje, muitos frutos. Fazemos por fim uma súplica confiante ao Sagrado Coração de Jesus, nosso Patrono, que nos conceda viver, como Igreja-povo, a unidade e a comunhão pastoral, o ardor evangelizador e missionário.
Parabéns, família paroquial do Sagrado Coração de Jesus, pelos dez anos de dedicação de sua Igreja Matriz.
Bem vindos, irmãs e irmãos, à Casa do Coração de Jesus. Nela, há lugar para todos e suas portas estarão, para sempre, abertas para acolher e para enviar em Missão.
AÇÃO DE GRAÇAS
PELOS 10 ANOS DE DEDICAÇÃO DA IGREJA MATRIZ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Mariana, 30.06.2011 – 30.06.2021
Pai de Bondade, nós Ti bendizemos
pelos dez anos de dedicação de nossa Igreja-Matriz
devotada ao Coração do Teu Filho amado,
Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sob as luzes do Espírito Santo e no seguimento de Jesus,
Possamos, em tudo, fazer a Tua santa vontade.
Dai-nos ser Igreja-viva e constituir, em nossa família paroquial,
comunidades eclesiais missionárias,
Marcadas pelo ardor apostólico evangelizador,
pela unidade e comunhão pastoral,
comprometidas com o teu Reino
para que todos tenham vida e vida plenitude.
Amém.
Sagrado Coração de Jesus, Eu confio em Vós!
Pe. Marcelo Moreira Santiago
Foto: Rui Souza - Pascom