Celebramos a Páscoa, vivendo as alegrias da ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus humanado que por nós se imolou em morte de cruz, mas que não permaneceu morto. Ele ressuscitou.
A ressurreição é o centro da nossa fé. Diz o apóstolo Paulo “Se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa fé” (1Cor 15,14). A ressurreição é o coroamento, o ponto alto, a prova inconteste do amor de Deus por todos nós e por toda a humanidade.
No gesto de sua Paixão, Morte e Ressurreição, Jesus, em obediência ao Pai e por amor a nós, selou, uma vez por todas, a aliança entre o céu e a terra. Ele crucificado-ressuscitado nos liberta das escravidões maiores da morte e do pecado, nos concede vida nova e nos faz herdeiros das promessas divinas. Somos, desde já, cidadãos do céu.
Pelo batismo nossa vida associada a Ele, como seus discípulos missionários, toma nova configuração, como afirma o mesmo apóstolo “Para mim, o viver é Cristo” (Fl 1,21). De fato, o que Ele fez, somos também chamados a realizar (Jo 13,15). Chamados a ser instrumentos do seu amor, conduzidos pelo Espírito, para em tudo fazer a vontade do Pai.
O desafio é grande, face a um mundo complexo, plural, de muita injustiça, violência, preconceitos e exclusões. A certeza que trazemos, à luz da fé, é a de que não estamos sozinhos, sua graça e bênção nos acompanham, capacitando-nos para toda boa obra.
É preciso confiar e dizer “sim” aos apelos de Deus, sobretudo em tempos sombrios como estes, com o agravamento da pandemia do corona vírus. Possamos renovar, nesta Páscoa, os bons propósitos de nossa vida cristã, marcados pela bondade, misericórdia e solicitude, trazendo em nosso coração os mesmos sentimentos do Coração de Deus.
Empenhemo-nos em testemunhar a fé com boas obras, assumindo um caminho de conversão permanente que torne a nossa vida mais oblativa, colocada a serviço, sobretudo em favor da vida ameaçada, dos mais empobrecidos e fragilizados.
Com esses propósitos, movidos pela esperança cristã, renovamos nosso compromisso de Evangelizar para que, em Cristo crucificado-ressuscitado - Caminho, Verdade e Vida, todos tenham vida e vida de verdade, vida em abundância (Jo 10,10).
A Páscoa nos insere, mais uma vez, no caminho da vida. Não tenham medo. Jesus venceu a morte. Ele está vivo e caminha conosco. Ele ressuscitou! Para você e para os seus, para as nossas comunidades e para a vida em sociedade, votos de uma feliz e santa Páscoa!
Pe. Marcelo Moreira Santiago