Iniciamos 2024 esperançosos de melhores dias, reafirmando nossa confiança nas bênçãos de Deus. As lutas continuam. Colocar-se no caminho e seguir na estrada, nem sempre é fácil, mas nessa empreitada, Deus está conosco, Ele é o Emanuel. Esta é a grande linguagem do Natal.
Este menino que veio, traz vida, paz e salvação. Ele renova a face da terra e os corações humanos, animando-nos para darmos passos ainda maiores em vista de um mundo melhor, digno do ser humano, mais inclusivo, justo e fraterno. Uma sociedade que traga o sabor do Evangelho e, nos seus sinais, aponte para o Reino definitivo.
Devemos nos colocar acima dos desafios a enfrentar. Com os pés no chão, mas determinados, à luz do Evangelho, em nos fazer instrumentos de Deus, como Maria, a Mãe do Salvador. Ela confia na graça de Deus e se coloca com prontidão para, em tudo, fazer a sua santa vontade.
Como os pastores que foram ao encontro do recém-nascido em Belém e voltaram glorificando a Deus, assim nos ocupemos, para esse ano, em também glorificá-lo, com a nossa vida. Sejam os encontros com o Senhor na vida orante e sacramental e no testemunho da caridade, no serviço ao próximo, verdadeiras oportunidades de crescimento humano e cristão, de conversão de vida e de alegria em amar e servir.
Como os magos, ofereçamos a Deus os presentes de nossa vida, de nossa fé, também as lutas e dores do dia-a-dia. Valerá a pena seguir adiante, conduzidos pela luz de Deus, vencendo as trevas do ódio, das guerras, das violências e injustiças desse mundo, para proclamar que Deus é bom, fiel e misericordioso; que Ele nos ama e deseja para todos, vida e salvação.
Renovemos esses bons propósitos da vida cristã, dando testemunho de que amamos a Deus, amando o próximo, empenhados em viver a fraternidade e a amizade social, como nos orientará a Campanha da Fraternidade desse ano.
Cresça em nós, para esse novo ano, o compromisso de exercermos bem a cidadania, em um ano de eleições municipais, somando forças para que não falte a ninguém o alimento espiritual e material e haja mais concórdia, inclusão social e progresso, favorecendo, para todos, o desenvolvimento integral na defesa da vida e da dignidade humana e na promoção do bem comum.
Esse é o sonho de Deus: de um mundo bonito, para uma humanidade feliz. Que nossa maior comunhão nesse mundo, testemunhe a todos o Reino de Deus - de vida, verdade e salvação. Deus conta com você. Qual será a sua resposta?
O tempo é agora: Ano novo, vida nova!
Pe. Marcelo Moreira Santiago