A missão é um constitutivo da vida cristã. A Igreja nasce em razão da missão que Jesus, o Messias de Deus, confiou a seus discípulos e que hoje é confiada a todos nós, a missão de Evangelizar – “Ide, fazei de todos meus discípulos! (Mt 28,19).
No seguimento de Jesus Cristo, somos chamados a viver o discipulado missionário, ou seja, uma vida de intimidade com Ele, alimentando a espiritualidade cristã pela oração, os sacramentos e a escuta de sua Palavra e trazendo na vida a alegria de comunicar, em palavras e gestos, o amor misericordioso e salvífico de Deus aos corações humanos.
Saudamos os que, marcados por um carisma especial, acolhem o chamado de Deus para seguir em missão em outras paragens, em terras distantes, enfrentando, por vezes, provações diversas no testemunho da fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Temos, contudo, diante do nosso batismo, a consciência de que cada um, cada uma é chamado/a a viver a dimensão missionária da fé. Como a Palavra de Deus vai chegar a todos se não houver quem pregue? Deus nos confiou esta missão. Ele conta com você, meu irmão, minha irmã. Não tenha medo de dizer “Sim”. A graça de Deus não vai lhe faltar. Colabore e os frutos virão.
Como se faz a missão? Ela se faz com os joelhos dobrados em oração; com as mãos abertas, estendidas para servir e com os pés que se colocam a caminho, que vão ao encontro.
A missão começa em casa, se estende à vida em comunidade e se projeta em favor da sociedade. Na verdade, onde Deus nos coloca, aí devemos ser missionários/as a serviço da vida, dom e compromisso.
Dever ecoar ao nosso coração, com renovado ardor, para este mês, as palavras de Jesus – “Vocês são o “sal” da terra e a “luz” do mundo (Mt 5,13-14). Precisamos ser uma “Igreja em saída”, com uma presença pública na defesa da vida em todas as suas dimensões. Tenhamos a prontidão do profeta Isaías – “Eis-me aqui, Senhor, envia-me! (Is 6,8).
Que nossas comunidades vivam este protagonismo na fé, à altura da missão que nos é confiada, sendo mensageiras do amor do Coração de Jesus que acolhe e liberta, para que todos tenham vida e vida em plenitude (Jo 10,10).
Oração do Mês Missionário
Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender que a vida é missão, dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte, ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas do Evangelho,
numa Igreja sinodal e em estado permanente de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.
Pe Marcelo Santiago