Vivemos, com toda a Igreja, o tempo do Advento, tempo de alegre expectativa, de espera, preparando-nos, em família e em comunidade, para a vinda do Senhor. Ele que veio, na plenitude dos tempos, assumindo nossa história, para trazer a todos a salvação prometida, virá, gloriosamente, no fim dos tempos, na Parusia, estabelecendo, uma vez por todas, em seu juízo final, um “novo céu e uma nova terra”.
Entre uma e outra vinda, Ele vem a nós, em cada momento, dando-nos suas graças e bênçãos, para que tenhamos vida de verdade e realizemos, como vocacionados, nossos anseios de felicidade e de vida em plenitude.
Devemos nos preparar, convenientemente, para o Senhor que vem, respondendo ao seu amor primeiro por todos nós.
Nesse tempo, somos especialmente chamados a estar atentos e nos fazer vigilantes, assumindo ativamente nosso compromisso com o Reino de Deus. Por vezes, nos perguntamos o que fazer?
Sem sombras de dúvidas, a primeira resposta é um assentimento à fé, crer em Jesus Cristo e fazer-se seu discípulo missionário. Segui-lo, deixando-se conduzir pelo Espírito de Deus, o Espírito Santo, para em tudo fazer a vontade do Pai.
Esta resposta se faz concreta quando convertemos o nosso coração de todo mal; quando praticamos a caridade e a misericórdia de coração; quando nos esforçamos para sermos melhores em família, na comunidade e na sociedade; quando não escondemos os dons e os talentos, mas os colocamos a serviço da vida e de um mundo melhor; quando nos deixamos guiar pela Palavra de Deus, útil para nos corrigir, nos formar na justiça e nos educar para toda a boa obra.
É esse tempo também, para a Igreja no Brasil, o da Campanha da Evangelização. Cada um e todos nós somos corresponsáveis no anúncio/testemunho da fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos, com a palavra e a vida, levar ao coração do mundo e à vida das pessoas, a boa nova da salvação. Deus é bom, fiel e misericordioso. Ele nos ama, nos congrega em sua família e nos envia em missão.
A campanha deste ano traz, respectivamente, como tema e lema: “É tempo de cuidar da Evangelização” “Conhecereis a generosidade de Cristo” (2Cor 8,9). Assumamos “a mística do cuidado” diante da vida que é sagrada, sendo bons e fazendo o bem, numa ação que se dirige a todos, a começar dos pequenos, imitando a generosidade do Cristo, nosso Deus e Salvador. Ele se fez de todos servidor.
Este é o Natal, verdadeiramente cristão, que preparamos. Nosso coração, nossa casa, sejam a manjedoura onde Jesus vem nascer, renovando em nós e nos nossos as esperanças de vida e salvação e a alegria de sempre servir.
Eis que o Senhor vem! Hosana no mais alto dos céus! Um Natal abençoado de muita luz, paz, esperança e vida para todos!
Pe. Marcelo Moreira Santiago
Imagem de Capa: Presépio da Matriz Sagrado Coração de Jesus
Foto: Nilcea Ribeiro