Vivemos, desde agosto de 2021, em nossa Paróquia Sagrado Coração de Jesus, as alegrias do “Ano Santo Jubilar Paroquial” pelos 300 anos de devoção à Virgem Maria, a Senhora da Conceição da Lapa, no distrito de Antônio Pereira, de Ouro Preto.
Tudo começou em 1722, conforme reza a tradição, quando um menino, com seus amigos, brincava pelas beiradas da serra do então vilarejo enquanto seus pais buscavam lenha e levavam animais para pastar.
Conta-se que ao avistar um coelho, ele quis pegá-lo. Correndo ao seu encalço, viu que o mesmo se enveredou por um arbusto e desapareceu. Quebrando os galhos, no desejo de alcançá-lo, avistou uma fenda na rocha e por ela entrou, ansioso para pegar o coelhinho. Foi quando se deparou com uma enorme gruta e, dando alguns passos, viu, sentada numa pedra, como em altar natural, uma jovem Senhora dominada por estranha luz. Assustado, saiu correndo para o arraial a fim de narrar aos pais o que lhe acontecera.
Quando as pessoas vieram, curiosas diante daquele fato extraordinário, não viram a Senhora, mas encontraram, sobre a pedra, uma imagem da Imaculada Conceição, que parecia estar ali há muito tempo, como ainda aos dias de hoje pode ser vista, na pedra.
Logo, o arraial tornou-se lugar de peregrinação mariana. Para lá acorriam sempre mais fiéis, de perto e de longe, testemunhando o recebimento de muitas graças, bênçãos e milagres. Pouco tempo depois a gruta, com a permissão do Arcebispado de Mariana, transformou-se em uma bonita capela e ali foi colocada a imagem de Nossa Senhora da Conceição, com o título da Lapa, trazida de Portugal.
As devoções e peregrinações se mantiveram em todos esses anos. Em 2012, o Arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha elevou aquela Igreja-Capela a Santuário Arquidiocesano, reconhecendo, com essa iniciativa, o bem espiritual que aquele lugar aprazível, de extraordinária beleza e de respiro na fé tem feito, nesses séculos, aos que ali recorrem para agradecer e suplicar bênçãos de Deus e proteção da Senhora da Lapa.
Ao celebrarmos esses 300 anos de graças e bênçãos (1722-2022), nossas comunidades acolhem, festivamente, a Mãe peregrina que visita as famílias, visita seus filhos e filhas para renovar, em todos, as alegrias e esperanças em Deus. Como fez em Caná da Galileia, ela também assim nos aconselha hoje, “Fazei tudo o que Ele, meu Filho, vos disser” (Jo 2,5).
Queremos aprender da Mãe de Deus e da Igreja, nossa Mãe celestial, a crescer na fé, na esperança e no amor; a servir, a partir dos pobres, colocando os dons em oblatividade; a dizer sempre “SIM” ao chamado e aos apelos de Deus.
Queremos ir a Jesus por Maria. Ela é modelo de discipulado missionário, no seguimento de Jesus, seu Filho, nosso Salvador. Sob a sua proteção, haveremos de colher muitos frutos na celebração deste Ano Mariano Paroquial.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, Senhora da Lapa, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!
Pe. Marcelo Moreira Santiago
Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus