Em junho, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Nossa Paróquia é a Ele dedicada, o tendo como seu Patrono.
Somos chamados a nos configurar ao Bom Jesus, em seu Sagrado Coração, aprendendo, no seguimento a Ele, como discípulos missionários, a guardar um coração movido na bondade, na compaixão e na misericórdia, sempre solícitos aos seus apelos, através do Espírito Santo, para em tudo fazer a santa vontade de Deus, o Pai.
É com este espírito que haveremos, em comunidade, de celebrar as festividades em honra e louvor ao Sagrado Coração de Jesus. Queremos Evangelizar sendo o seu Coração, em comunhão, participação e missão.
Unimo-nos à Igreja, que vive tempos de “sinodalidade”, conforme nos pede o Papa Francisco, no desejo de caminhar juntos, sendo Igreja misericordiosa e de portas abertas para acolher e enviar, indo ao encontro de todos, especialmente dos mais afastados. Uma Igreja ministerial que valoriza as muitas vocações de serviço, a partir do Sacramento do Batismo.
Estes novos tempos nos desafiam. Enfrentamos a pandemia; enfrentamos uma sociedade cada vez mais plural e complexa; enfrentamos divisões e conflitos, muitas polarizações, tanto no interior de nossas comunidades, como em ordem à sociedade...
O olhar é sempre de esperança. Não estamos sós nessa empreitada evangelizadora. Eis o Coração que tanto amou o mundo e que, tendo cumprido a missão que o Pai lhe confiou, agora nos envia, como Igreja, em missão e nos conforta com suas palavras: “Eis que estarei convosco até ao final dos tempos” (Mt 28,20).
Na certeza de que ao nos confiar a missão, Ele também nos confere, através de seu Santo Espírito, os dons necessários, somos chamados a dizer SIM, no serviço à vida e à esperança, trabalhando na Igreja e no mundo pela edificação do Reino definitivo.
A festa que haveremos de celebrar, há de alimentar em nós esses bons propósitos cristãos, renovando nossas esperanças, fortalecendo-nos na fé e aprofundando nossa missão.
É na luz e graça do Coração de Jesus que a nossa vida alcança o verdadeiro sentido e abre-se no horizonte do serviço; é na luz e graça do Coração de Jesus que o mundo encontrará a resposta, que tanto precisa e anseia, diante das dúvidas existenciais, dos vícios, injustiças e violências. Outro caminho não há a não ser o AMOR do Coração de Jesus.
Saibamos amar ao modo do Sagrado Coração de Jesus. Com Ele, n’Ele e por Ele, nossa vida se plenifica.
Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós!
Pe. Marcelo Moreira Santiago