Vivemos, com a Igreja no Brasil, o 3º Ano Vocacional Nacional, assumido na Arquidiocese de Mariana com espírito missionário. O tema proposto é “Vocação: Graça e Missão”. De fato, é Deus quem chama e Ele o faz a todos, especialmente pelo Batismo que nos conferiu, através de sua Igreja. É preciso dizer sempre “SIM”, colocando-nos na liberdade dos filhos e filhas de Deus e na alegria em servir, levando a “Boa Nova” aos corações humanos, aos confins de toda a terra.
O desafio é grande, especialmente nesse tempo pós-pandêmico e também de muitas divisões e polarizações. Somos chamados a reavivar em nós o dom de Deus e a nos revestir de Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor.
O tempo litúrgico do Advento, no qual estamos inseridos, nos prepara para a “Vinda do Senhor” e muito nos ajuda, inclusive com a Campanha da Evangelização que também acolhe essa temática do ano vocacional, lembrando-nos que “Evangelizar é graça e missão que se dá no encontro”.
Precisamos construir verdadeiros laços de fraternidade, testemunhando, em gestos concretos, que somos todos irmãos e irmãs, filhos e filhas de um Deus que nos ama infinitamente com amor de Pai e que deseja, para todos, vida plena e salvação.
Aprendamos, na perspectiva do Reino, a nos querer melhor e a nos ajudar, reciprocamente, sem distinções ou preconceitos, em vista de um mundo melhor, de oportunidades para todos e de mais justiça e reconciliação, praticando a “mística do cuidado”, sobretudo diante da vida ameaçada.
Você não pode ficar fora dessa, sobretudo se deseja viver, com coerência, a sua fé; viver o discipulado missionário na imitação e seguimento de Jesus Cristo que passou por este mundo fazendo bem todas as coisas. Que nossos corações possam arder, abrasados pela chama da fé e do amor e possamos caminhar, céleres, com nossos pés “indo ao encontro”.
É começo de novo ano litúrgico na Igreja, tempo de “esperançar”, de renovar propósitos cristãos, oferecendo a todos as razões da nossa fé em família, em nossas comunidades e na vida em sociedade.
Sejamos marcados pelo dinamismo vocacional e evangelizador, fazendo de nossa família paroquial uma Igreja ministerial, sinodal e misericordiosa: verdadeira “Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Animação Missionária”.
Empenhemo-nos em caminhar juntos, em comunhão, participação e missão, na riqueza das vocações laical, religiosa e provindas do ministério ordenado. Sejamos, em nossa família paroquial, uma Igreja comunidade de comunidades e em estado permanente de missão; uma Igreja de portas abertas para acolher e enviar em missão, indo ao encontro de todos, a partir dos mais afastados para desvelar a misericórdia do Pai.
Bem-vindo, novo Ano Vocacional: dom e missão!
Pe. Marcelo Moreira Santiago