A Solenidade da Epifania do Senhor celebra a manifestação do amor de Deus que se revelou na simplicidade de um Menino nascido pobre para nos ensinar as vias do amor que agrada a Deus. Hoje, para nós, em nosso tempo, a estrela é o Espírito que nos conduz, e assim como os magos que se encheram de uma alegria muito grande ao verem a estrela (Evangelho), que nossa alegria seja grande por sermos conduzidos pelo Espírito. Pois sob a ação do Espírito, tomamos conhecimento do mistério de Deus e seu amor e compreendemos a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo ((2ª leitura).
O Espírito nos atesta que chegou a nós a luz bendita do Filho de Deus e a glória do Senhor está sobre nós. Nele nosso coração deve vibrar e bater forte (1ª leitura). Assim como Deus manifestou a nós seu amor, em seu Filho Jesus, também nós devemos manifestar seu amor ao mundo, amando-nos uns aos outros como ele nos ensinou.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Como manifesto concreta e objetivamente o amor de Deus por mim? Como eu posso ser manifestação real deste amor?
ORAÇÃO: Senhor nosso Deus, que hoje revelastes vosso Filho a nós, pelos dons de vosso Espírito em nossos corações, infundi sempre mais em nós o vosso amor a fim de também nós podermos manifestar ao mundo com amor, que sois Bom, por Cristo nosso Senhor, amém.
Diácono Robson Adriano