A perseguição que levou à morte Estevão, provocando a dispersão de muitos discípulos de Jesus, foi providencial à Igreja. Estes se tornaram missionários não só às comunidades judaicas, mas também aos gregos, aos pagãos. É o que vemos na primeira leitura. Pouco a pouco, cresce a consciência de que a fé cristã deve ser levada a todos. É em Antioquia que os discípulos de Cristo são chamados, pela primeira vez, de cristãos, indicando uma nova realidade. O testemunho destes primeiros cristãos são um exemplo e um estímulo para todos nós, hoje: “Ide, fazei de todos meus discípulos” (Mt 28,19).
No evangelho, Jesus se revela o Bom Pastor e diz que suas ovelhas escutam a sua voz e o seguem. Precisamos ouvir as suas palavras e, mais ainda, observar as suas obras; aderir a Ele se, de fato, somos suas ovelhas. Quem assim o faz não perecerá jamais (v. 27-28).
Dou testemunho de minha fé? Preocupo-me em levar o evangelho de Deus a todas as pessoas? Escuto e sigo o Bom Pastor, que é Cristo Jesus ou fico “em cima do muro”?
Ó Jesus, Bom Pastor, ilumina o meu coração e abre a minha inteligência para compreender a tua palavra. Na complexidade do mundo em que vivo, sinto-me, às vezes, abalado, e compreendo a incerteza e o desencanto de tantos irmãos. São muitas as vozes que nos dificultam ouvir e discernir a tua voz, Senhor. Faz com que eu e eles Te escutemos e Te sigamos. Tu és o nosso Mestre. Eu creio, Senhor! Amém.
Padre Marcelo Santiago