Na primeira leitura, Paulo no Areópago, templo dedicado aos deuses, em Atenas, vê um altar ao Deus desconhecido e a partir dali dá testemunho de Jesus Cristo. Ele o faz de forma inculturada, num contexto do paganismo, para que o compreendessem. Fala do Deus que criou o universo, que deu vida a todas as coisas, revelando o seu poder. Depois fala de seu amor, enviando seu Filho que morreu e ressuscitou por nós. Com isso, Paulo não teve a acolhida esperada. Muitos se fizeram resistentes a uma doutrina sobre a ressurreição dos mortos. Contudo, diz os Atos dos Apóstolos, que outros acolheram a fé. É preciso ir a todos, reconhecendo a ação de Deus junto a seu povo e dele dar testemunho. "Ai de mim se eu não evangelizar" (1Cor.9,16).
No evangelho, Jesus promete a vinda do Espírito Santo, o Espírito da Verdade. Ele conduzirá seus discípulos à verdade plena. Peçamos que o Espírito Santo nos ilumine cada vez mais e aprofunde nossa compreensão de Jesus. Sua verdade nos faz felizes.
Procuro levar a todos a "Boa Nova" de Jesus? Rezo pelos missionários(as)? Deixo-me conduzir pelo Espírito Santo, o Espírito da Verdade?
Ó meu Deus, com o teu Filho Jesus, concede-me o teu Santo Espírito. Que Ele sempre me ilumine, guie e inspire pra que possa viver segundo a tua verdade e possa levar a todos a tua Palavra de vida, verdade e salvação. Amém.
Padre Marcelo Santiago