Celebramos hoje a festa que recorda a visitação de Maria à sua prima Isabel, grávida de João Batista. Maria, ao saber do Arcanjo Gabriel sobre a gravidez de Isabel, apressou-se para ir ao seu encontro, para servir. Servir é missão de todos nós.
Na primeira leitura, Paulo recorda que a fé cristã nos impulsiona a viver o amor fraterno. Não podemos esconder os dons mas colocá-los a serviço. "Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram" (v. 15). Fé e vida têm tudo a ver. Não nos cansemos de ser bons e de fazer o bem.
No evangelho, acompanhamos Maria em visita à Isabel. Um encontro de alegria, gratidão e esperança que Isabel assim proclamou: "Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu" (v. 45). Maria, em resposta, exalta o amor misericordioso de Deus, em seu "magnificat", espelho de sua alma, próprio de uma vida de quem confia e espera no Senhor e dele se faz instrumento. Aprendamos com ela a reconhecer os feitos de Deus e nos deixemos cuidar por esta mãe para vencermos a cada dia. Não somos órfãos, temos uma mãe no céu que intercede, protege, guia e nos inspira no caminho de Deus.
Sou atento no exercício da caridade fraterna? Reconheço os feitos de Deus em minha vida? Uno fé e vida, testemunhando minha fé com boas obras?
Meu Senhor e meu Deus, vós que inspirastes à Virgem Maria sua visita à Isabel, levando em seu ventre o vosso filho, fazei-me dócil ao Espírito Santo para cantar com ela vosso louvor e cumprir com fidelidade a vossa santa vontade. Amém.
Padre Marcelo Santiago