Acho interessante como a Liturgia da Palavra puxa, para nossos corações, Palavra sobre a Palavra... Meditando os textos de hoje, lembrei-me do Salmo 27, 14 – Confia no Senhor e tem coragem! – logo, nossa confiança no Eterno não pode ser estremecida.
Quando confiamos no Senhor, sua Palavra ganha novo sentido em nossas vidas e seremos transformados em via, em caminho da graça de Deus no chão deste mundo.
A água secou?
Escute o Senhor, às vezes é hora de mudar de margem, sair de onde já não há mais uma torrente que nos sacia e nos colocara naquele antigo conforto. É preciso aprender a sair quando não se pode mais haurir os mecanismos para uma boa vida diante de Deus.
Deus manda o profeta mudar o caminho, sair do local da secura, partir...
O profeta ouve e confia no Senhor, ele parte do antigo lugar para outro. Aparentemente o novo local é pior que o primeiro, afinal, antes poderia ser somente o profeta com sede e fome, mas e agora? Puxa! Há o profeta, a viúva e seu filho, todos sedentos e com fome.
Confia no Senhor e tem coragem, porque não faltará o necessário para a vida e, de fato, a vasilha de farinha nem o jarro de azeite diminuíram, todos se alimentaram do necessário, todos se saciaram.
Confia no Senhor e tem coragem e deixe a margem da vida que já não é segura, e mesmo que do outro lado pareça ainda pior, se estivermos com o Senhor seremos sal da terra e luz do mundo, porque confiamos na ordem: “vai”.
A caminhada de fé é a caminha também, por vezes, do grito do salmista “quando eu chamo, respondei-me ó meu Deus e minha justiça”. O Senhor irá nos ouvir e, às vezes sua resposta ao nosso choro será “levanta-te e vai...”. Se bem ouvirmos e tivermos coragem para levantar e ir, a vasilha de farinha e a jarra de azeite não diminuirão.
Alimentados com aparente “tão pouco” e saciados pelo Senhor ante a penúria de esperança no mundo, poderemos ser o novo tempero que surge para ser o novo sabor. É pedido do Senhor, levanta-te e vai ser sal da terra e luz do mundo. Não permaneçamos presos onde se perde o sabor da vida e a luz da fé.
Confia no Senhor e tem coragem...
Levanta-te e vai...
Para sermos sal da terra e luz do mundo!
Paz e bênçãos!
Pe. Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.