Em um dos menores versículos da Bíblia, a leitura de hoje nos apresenta a maior verdade que o Cristianismo revelou ao mundo: Deus é amor! Um amor que não bastando a si mesmo, transborda da eternidade no nosso tempo, criando todas as coisas, a fim de que todas elas participassem da graça do existir e conhecêssemos quão suave é o Senhor! Depois de criar todas as coisas, a fim de que o ser humano não tivesse dúvida do caráter absoluto e inigualável do amor de Deus, enviou-nos seu Filho a fim de nos amar em divina missão, alargando nossa compreensão, instaurando neste mundo o reinado deste divino amor. Derramou posteriormente sobre nós seu Espírito, a fim de que não ficássemos confusos e atestássemos a partir do coração que todo aquele que crê no Filho de Deus mesmo que morra viverá.
Dessa forma Deus estabeleceu, sem macular nossa liberdade, nosso destino e o propósito de nossa vida: amarmo-nos uns aos outros pois o amor vem de Deus! Ele nos amou primeiro, a fim de que todo amor que dele emana nos envolva fazendo-nos amar como filhos e filhas de Deus. Amar é conhecer a Deus e conhecer a Deus é amar como ele nos amou.
Era exatamente nesse mistério de amor que Jesus convocava seus amigos Marta, Maria e Lázaro a crerem! É nesse mistério de amor que somos, como discípulos da última hora, convocados a também crer e a testemunhar para o mundo inteiro, com palavras, ações, atos sem omissões. Não há diferença entre a missão que o Filho recebeu de Deus-Pai e a missão que nós recebemos do Deus-Filho. O mesmo Espírito que operou maravilhas no Cristo, por parte do Pai, opera maravilhas em nós por causa do Pai e do Filho.
Engradeçamos o nome do Senhor com nossas vidas!
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Esforço-me para relacionar-me com o Senhor como a um amigo? |Como alguém próximo que me ama e que me envia em missão de amor?
ORAÇÃO: Ó Deus, o vosso Filho fez voltar Lázaro do sepulcro para a vida e se dignou hospedar-se na casa de Marta, concedei-nos, vos suplicamos, que nós também, servindo fielmente aos nossos irmãos e irmãs, mereçamos com Maria nutrir-nos da meditação de sua Palavra, amém.
Diácono Robson Adriano