No dia 25 de maio, agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, entre agentes de outras comunidades, além de comunicadores, seminaristas e alguns padres, participaram do 5º Encontro de Comunicadores, realizado no auditório da Faculdade Dom Luciano. O evento contou com a participação de Dom Airton José dos Santos e da professora Deolinda Alice dos Santos.
A edição deste ano abordou a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações que teve como título “Somos membros uns dos outros’ (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. A mensagem é um convite à reflexão sobre o lugar que ocupamos nas comunidades virtuais e na comunidade humana, a importância que as redes sociais têm em nossas vidas enquanto cristãos, bem como de que forma adotamos os princípios da verdade, da transparência e da alteridade.
No primeiro momento do evento, Dom Airton apresentou a mensagem do Papa e reforçou suas palavras que apontam para uma Igreja que sempre procurou promover seu uso a serviço do encontro entre as pessoas e a solidariedade entre todos. “Com essa mensagem, o Papa nos convida a refletir sobre o nosso ‘ser-em-relação’. Somos seres em relação, não somos isolados. Quando a pessoa começa a se fechar em si mesmo, a não ter relação com os outros, isso já é tido como um problema. Se eu me fecho, eu começo a ficar doente. A minha saúde física, espiritual e psicológica começa a ficar fragilizadas”, disse Dom Airton. Ele ainda reforçou que, enquanto “membros uns dos outros” estabelecemos uma relação de interdependência baseada na comunhão e na alteridade. Sendo assim, “como cristãos, todos nós nos reconhecemos como membros do único corpo do qual Cristo é a cabeça. Se nós somos membros uns dos outros, se somos membros do corpo, eu não posso ter interesse em destruir o outro. Porque se eu destruo o outro, eu estou destruindo a mim mesmo. A conduta do cristão no ambiente das comunidades de redes não deve ferir esse princípio.”
O segundo momento do evento teve a palestra sobre “A cultura mineira e a comunicação na construção de relações”. Apresentada pela professora Deolinda, que falou sobre sua história de vida e seu projeto de evangelização, apontou os aspectos da cultura tradicional mineira e sublinhou que cada região da arquidiocese possui o seu patrimônio cultural e imaterial próprio.
Para Padre Edir Martins, assessor arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, também presente no evento, “a presença de Dom Airton marca a eclesialidade deste trabalho, ao mesmo tempo a abertura ao diálogo com as diferentes formas de comunicação presentes em nossa Arquidiocese.”
Denise Neto