Vivemos as alegrias pascais, celebrando, à luz da fé, o Mistério da nossa Salvação: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Somos, mais uma vez, exortados a passar da “morte” para a “vida”, renovando os propósitos cristãos de viver uma vida mais centrada na fé, no amor a Deus e no amor aos irmãos e irmãs.
Os desafios são enormes. Vivemos tempos de muitos conflitos e guerras entre as nações e povos; de violências várias nas relações humanas e diante do meio ambiente; os vícios campeiam... a vida se mostra muito fragilizada, precisada de cuidados...
É nesse contexto que celebramos mais uma vez a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele deu a sua vida, em obediência ao Pai e por amor a nós, cumprindo o Projeto de Deus de vida para o seu povo. Veio para que todos tenham vida, e vida de verdade, vida em abundância, em plenitude (Jo 10,10).
Precisamos nos decidir pela vida se queremos seguir Jesus Cristo e assumir o seu Projeto de salvação. Somos enviados em missão: “O que eu fiz, vão e façam” (Mt 28,19).
Para esses novos tempos, implica investir na amizade social, criar relacionamentos saudáveis, marcados pelo cuidado para com a vida, a começar da vida ameaçada, tanto a vida humana, como a vida do planeta, nossa casa comum.
Educando-nos na linha dos valores humanos e cristãos, colocando na vida e nas relações o sabor do Evangelho, vamos mais nos humanizando, na perspectiva das nossas origens, conforme nos assevera o livro do Gênesis que nos recorda que fomos criados à imagem e semelhança de Deus e a nós foi confiado, qual jardineiro, o cuidado da vida no mundo, dádiva divina para o nosso bem (Gn 1,26-28).
Jesus, com o seu gesto redentor, renovou a face da terra e, sobretudo, os corações humanos. N’Ele, na nova Aliança que estabeleceu entre o céu e a terra, entre o Criador e a criatura e todo o criado, se refez novos céus e nova terra (Is 65,17; Ap 21,1). Somos porta-vozes desse tempo novo. Não podemos nos furtar desta missão.
Na empreitada por tempos novos, não estamos sozinhos, a graça de Deus, misteriosa e profundamente eficaz, nos acompanha e, à luz de seu Santo Espírito, vai nos dando discernimento, coragem e perseverança no caminho. Mesmo com seus muitos desafios, o mundo caminha para Deus e, no mistério da fé, realiza o seu Plano de amor. É preciso confiar e colaborar. Temos que fazer a nossa parte, usando bem de nossa liberdade, agindo com prontidão em sintonia com a vontade de Deus.
A Páscoa, encontro com o Cristo crucificado-ressuscitado, está aí como nova oportunidade de renovar esse compromisso cristão e cidadão. A vida em primeiro lugar, com empenhos por mais paz, justiça social e amor. A renovação começa por dentro, exige, antes de tudo, mudança do coração... seja perseverante, conserve a esperança, confie na graça divina e não deixe de fazer a sua parte.
São estes os votos pascais que desejo para você, sua família e comunidade. Alegria em Deus, pela vida renovada.
Pe. Marcelo Moreira Santiago