Em maio, nossa Paróquia Sagrado Coração de Jesus realiza a Festa da Caridade. Uma iniciativa que visa o congraçamento das famílias, comunidades de nossa família paroquial e, ao mesmo tempo, busca levantar recursos para alimentar a ação sociopastoral em favor de entidades filantrópicas e caritativas de nossa Mariana e em favor de famílias e pessoas em necessidade e perigo social.
É de se emocionar com as iniciativas e mobilização de nossas lideranças e envolvimento participativo de nossos fiéis e de tanta gente e instituições, como o apoio do poder público municipal. Todos, unidos nessa causa humanitária e cristã de atenção cuidadosa em favor de quem mais precisa.
Nesse ano não foi diferente. Reduzimos os dias, apenas o domingo, dia 5 de maio, porém muito intenso. Centenas de pessoas passaram pela manhã e tarde/noite no espaço CRIA, em Mariana, fortalecendo os laços de comunhão e de fraternidade. Era uma alegria contagiante, saudável, gostosa, a envolver lideranças e famílias, com participação destacada de jovens, adolescentes e crianças dando sequência a programação dinâmica e diversificada.
Rezamos, cantamos, brincamos, comemos, dançamos partilhamos boas risadas, casos, nos confraternizamos... como valeu! É verdade que nem todos puderam vir, mas quem veio ficou feliz e com seu gesto há de fazer outros também felizes, sobretudo os mais necessitados entre nós.
A Festa da Caridade é a festa da partilha: as pessoas e estabelecimentos comerciais doam ingredientes, gêneros alimentícios e brindes para sorteio; cada comunidade prepara suas iguarias; o poder público oferece parte da infraestrutura; as comunidades se preparam para participar; alguns grupos da sociedade civil se somam a nós, enriquecendo a programação; o povo traz “um dinheirinho” para comprar os quitutes, guloseimas e para saborear os deliciosos pratos preparados; muita gente doa o seu tempo, abre o coração para acolher e coloca a serviço seus dons. Que coisa bonita, parece festa do céu na terra. Algo tão humano, mas ao mesmo tempo, revestido das feições divinas.
Assim aconteceu mais uma edição da Festa da Caridade. Foi a décima segunda e já estamos esperando a próxima. Este ano, a festa nos propôs o compromisso com a vida e a amizade social, no desejo de expressar o amor de Deus acolhendo, partilhando e servindo, a começar de quem precisa mais.
Nosso olhar se voltou para a Igreja primitiva: “partilhavam os seus bens, de modo a não faltar o necessário a ninguém” (At 2,45). Foi este o espírito vivido, em mais essa edição, da Festa da Caridade.
Creio que posso dizer que saímos fortalecidos, sintonizados no Coração de Jesus, na busca por um mundo mais inclusivo e fraterno, edificado no Amor, que sinaliza o Projeto de Deus que, ao criar todo o universo, os animais e o ser humano, viu que “tudo era bom, muito bom” (Gn 1,31).
Pe. Marcelo Moreira Santiago