Em junho, nossa família paroquial, com toda a Igreja, celebra os louvores ao Sagrado Coração de Jesus.
Esse ano, com uma motivação maior: unimo-nos à Arquidiocese de Mariana que celebra, por esse tempo, os 150 anos de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Iniciativa do Venerável Dom Antônio Viçoso, cujo processo de beatificação está em curso.
Pedimos, a nosso favor, de nossas famílias e comunidades, que Jesus, em seu coração amável, todo misericórdia, compaixão e bondade, nos conceda a graça de crer e renove, em nós, o ardor em anunciar, com a palavra e a vida, o amor de Deus por todos nós.
Atingidos em Jesus pela misericórdia do Pai e movidos pelo seu Santo Espírito, devemos trazer em nós os mesmos sentimentos do seu Coração, empenhados em sermos bons e em fazer sempre o bem.
Do seu Coração, correm sangue e água, recordando-nos os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Assinaladas pelo dom de Deus, pelo Batismo, da vida nova e da salvação; alimentados d’Ele, através da Eucaristia, seu corpo sacramentado, somos chamados a continuar sua missão: “O que eu fiz, vão e façam” (Mt 28,19).
O mundo carece de amor, mas não de qualquer amor e sim do amor do Coração de Jesus. Com Ele, aprendemos a ser obedientes à voz do Pai; a servir em vez de ser servido; a ter misericórdia de quem sofre; a não esconder os talentos... a entregar a própria vida pela salvação do mundo.
A espiritualidade que nasce da devoção ao Sagrado Coração de Jesus é de imitação e de seguimento. Como discípulos missionários, devemos ser, no mundo, prolongamento de seu amor e da sua misericórdia.
Quem ama o Sagrado Coração de Jesus sabe que sua vida não é só para si. Reconhece que Deus nos fez para os outros.
Em tempos de narcisismo, de egoísmos, de fechamento em si mesmo, o Coração de Jesus nos ensina a sair de nós mesmos, a nos fazer instrumentos de sua graça e de seu amor face a um mundo de injustiças, violências, preconceitos e desmandos. Em favor de todos, sem exclusão, a começar dos pequenos, pobres e necessitados.
Que esse Amor possa preencher o nosso coração, nos assemelhando ao seu amável Coração, fazendo-nos vencer toda indiferença e cegueira, alimentando em nós a fé, a esperança e o amor, tornando-nos marcados pela alegria em servir.
Não duvide, eis o Coração que bate por você: o Coração de Jesus!
Pe. Marcelo Moreira Santiago