Saudamos nossos paroquianos e os devotos do Sagrado Coração de Jesus. Recordemos hoje, de modo especial, os grandes benefícios do seu amor para conosco, renovando nossos propósitos de trazer em nossos corações os mesmos sentimentos de seu Coração, misericordioso, compassivo e bom. Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!
Hoje, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, com a Igreja também celebramos o Dia Mundial de Orações pela Santificação dos Sacerdotes. O sacerdote, diante do dom e da missão que lhe foi confiada, é o amor do Coração de Jesus. Reze pelos padres, especialmente por quem serve à sua comunidade paroquial. Sejam bons pastores, configurados a Jesus Cristo, o Bom Pastor, e, em sua missão, possam testemunhar os sentimentos do Coração de Jesus.
De Deus só sabemos falar à maneira humana e Ele mesmo, quando quis entrar em diálogo conosco, falou-nos em linguagem humana, para que pudéssemos entender. É nesta linguagem que o profeta Oseias, na primeira leitura, nos anuncia, de maneira veemente, o amor de Deus por nós. Ele fala do cuidado de Deus e do seu coração que arde de compaixão, em favor do seu povo, perdoando-lhe as faltas, os pecados.
Na segunda leitura, São Paulo, escrevendo aos efésios, afirma que o amor de Deus se conhece pela manifestação que d’Ele nos é feita em seu Filho Jesus. É por Ele que nos é dado conhecer o desígnio do Pai, o qual não é outro senão o de chamar todos os homens para formarem um só corpo em Cristo Jesus, corpo este de que a Igreja é sinal. Paulo exorta aquela comunidade e também a nós, em grande súplica a Deus: “que Ele vos conceda, segundo a riqueza de sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito; que Ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações e que estejais enraizados e fundados no amor. Assim, haveremos de compreender e de conhecer o amor de Cristo que ultrapassa todo conhecimento humano.
No Evangelho, temos presente que a melhor representação do Coração de Jesus é o Senhor crucificado, deixando sair do seu lado, aberto pela lança, o sangue e a água, figura dos sacramentos da Igreja. Ele, o Cristo Senhor, o Justo e Santo, obediente ao Pai, sem ter pecado, assumiu nossos pecados, amando-nos até o fim, a ponto de entregar sua vida pela nossa salvação. Eis o Coração que tanto nos amou e continua nos amando! Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!
Procuro assemelhar meu coração ao Coração de Jesus? Tenho compaixão das pessoas e faço de minha vida, imitando o Coração de Jesus, uma vida de entrega e serviço? Meu alimento é fazer a vontade do Pai, como fez Jesus, em seu Coração amável? Tenho me esforçado para viver o discipulado missionário no seguimento de Jesus, numa espiritualidade de confiança, simplicidade e humildade?
Ó Deus, nosso Pai, ao alegrarmo-nos com a Solenidade do Coração de vosso amado Filho, recordamos os grandes benefícios do seu amor para conosco, nos redimindo e dando-nos vida nova. Concedei que mereçamos receber desta fonte divina uma torrente de graças, em reparação de nossos pecados, para que nossa vida lhe seja sempre agradável e nos inflame de santo amor, sobretudo em favor de nossos irmãos e irmãs. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago