No dia seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebramos o Imaculado Coração de Maria. Esta festa, instituída pelo Papa Pio XII (1942), nos faz olhar para o Coração daquela que, correspondendo aos planos divinos, gerou na própria carne o Verbo de Deus. Ela, no alto do calvário, também nos foi dada como Mãe. Aprendamos, com ela, a cultivar o imenso amor de Deus e a irradiá-lo por todo mundo.
A primeira leitura pertence à terceira parte da profecia de Isaías. Reflete a situação histórica: o povo cativo na Babilônia e a expectativa da libertação. O profeta vê mais longe, para além da libertação próxima. Aponta para os tempos escatológicos em que os sinais de tristeza e de aflição serão transformados em alegria, felicidade e glória. “Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações” (v.11). O evangelista São Lucas nos conta que Jesus aplicou a si mesmo as palavras do profeta. É Ele quem inaugura a era messiânica. A Mãe de Jesus teve e tem uma missão muito especial nessa função. Ela foi a escolhida, entre todas as criaturas, para ser a Mãe do Senhor, o Filho humanado de Deus, e foi sua principal colaboradora na obra da salvação de todos nós.
No Evangelho, vemos Jesus, que vem de Deus e que deve ocupar-se das coisas do seu Pai. A sua sabedoria não lhe vem dos mestres da terra, mas de Deus. É por isso que, com 12 anos apenas, pode dialogar com os doutores do seu povo, estando na casa de Deus, seu Pai verdadeiro. Os seus pais, José e Maria, procuram-no angustiados. Jesus, porém, transcende-os, pois deve ocupar-se das coisas do seu Pai e eles não entendem, ou seja, não podiam, por ora, compreender. Como Maria, diante dos mistérios divinos, devemos conservar no coração todas essas coisas (v.51).
Procuro cultivar em meu coração as virtudes do Coração Imaculado da Virgem Maria? Reconheço em Maria, a Mãe do Filho de Deus, Mãe da Igreja e minha Mãe celestial? Procuro ir a Jesus por Maria, pedindo sua intercessão e aprendendo dela em tudo fazer a vontade de Deus?
Ó minha Rainha e Mãe do céu, vivei e reinai no meu coração, para aí fazerdes viver e reinar o Coração de Jesus. Aniquilai do meu coração, tudo o que pode desagradar ao vosso divino Filho. Estabelecei nele o domínio do Coração de teu Filho e do vosso, para que estes dois corações, tão estreitamente unidos, nele reinem soberana e eternamente. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago