Na primeira leitura, vemos Eliseu, chamado a ser profeta, quando trabalhava no campo. Deus chama profetas de todas as origens e condições sociais. A sua vocação é sancionada por um gesto exterior, que funciona como uma espécie de sinal sacramental. Assim foi também com Eliseu, quando Elias lançou sobre ele o seu manto (v.19). Eliseu testemunha sua opção radical por Deus, quando larga os bois e o arado, o trabalho e a família, para seguir Elias. Como chamou Elias e Eliseu para serem profetas, Deus chama a cada um de nós nas situações corriqueiras da vida. Que nossa resposta seja firme e decidida, honesta e ativa. Ele que nos chamou, confere a sua graça para levarmos a bom termo a missão que nos é confiada.
No Evangelho, Jesus nos fala a respeito do juramento. Na sociedade judaica abusava-se do juramento (Mt 23, 16-22). Não se podia pronunciar o nome divino, então contornava-se o obstáculo com juramentos referindo-se ao céu, à terra, a Jerusalém, à própria cabeça. Jesus nos ensina: “Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto vem do maligno” (v. 37). Num mundo onde predomina a mentira, seria necessário invocar Deus como testemunha do que afirmamos? O cristão sabe que Deus está sempre presente, que não é preciso chamá-lo como testemunha. “Sim, sim”, “não, não”, proferidos na presença de Deus, equivalem a um juramento. Nada mais que isso se faz necessário para quem anda no caminho da verdade e procura ser reto e justo consigo mesmo e com seus irmãos e irmãs.
Sou pronto em acolher o chamado que Deus me faz? Reconheço-me também profeta de Deus pela fé batismal que a mim foi conferida? Sou de “ficar jurando” para obter a credibilidade das pessoas? Ordeno a minha vida pelo “sim, sim e não, não? Em que a Palavra de hoje pode me ajudar?
Virgem Maria, Mãe de Jesus e minha mãe, me ajuda a ser verdadeiro. O teu “Sim”, tão simples, empenhou toda a tua vida, no respeito profundo por Deus e por todas as criaturas. Por isso, todos recorrem a Ti e te invocam como Espelho da santidade divina, Virgem fiel, Mãe do bom conselho. Ajuda-me, Senhora, a viver sempre na simplicidade, na sinceridade, no respeito e a ser generoso no seguimento do teu Filho Jesus. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago