A vida pode ter momentos assustadores, momentos de inquietação e de crise em que “perdemos o pé das coisas” e sentimos que nos afundamos. Onde está Deus, nesses momentos? Ele “se importa” conosco? A liturgia deste 12º Domingo do Tempo Comum nos garante: Deus não abandona, nem ignora os seus filhos e filhas; Ele os ampara com amor fiel, vigilante e criador. Ele vai sempre ao nosso lado, cuidando de nós, em cada passo da viagem de nossa vida, de nossa existência.
Na primeira leitura Deus se revela a Jó como o Senhor que domina o mar e conhece os segredos do universo e da vida. Nada na criação lhe é indiferente: Ele cuida de todos os seres criados com amor de pai e de mãe. Ao homem, resta entregar-se nas mãos desse Deus onipotente e cheio de amor, com humildade e com total confiança.
Na segunda leitura, Paulo nos convida a olhar para a cruz e a contemplar o amor de Jesus expresso na entrega total da sua vida ao Projeto do Pai em favor de todos nós, de toda humanidade. Deus enviou o seu Filho para caminhar conosco e nos ensinar a viver no amor. É precisamente isso que move Paulo no seu apostolado: ele considera que a sua missão é dar testemunho desse amor, a fim de que todos os que escutam a Boa nova de Jesus possam viver como pessoas novas, libertas do egoísmo que escraviza e mata.
No Evangelho, Marcos nos propõe uma catequese sobre a presença tranquilizadora e pacificadora de Jesus na viagem que a Igreja e os discípulos vão fazendo pela história. Com Jesus no barco, os discípulos estarão sempre aptos a enfrentar todo o tipo de tempestades; com Jesus no comando, eles sabem que a meta final da viagem não pode deixar de ser o porto seguro onde os espera a Vida verdadeira. Confiança, meu povo! Jesus está no barco da sua vida!
Sinto os “cuidados” de Deus em minha vida? Sou de confiar ou de desesperar? Dou testemunho do amor de Deus, ajudando as pessoas a seguir no seu caminho? Como tenho enfrentado as “tempestades” da vida? Em que essa Palavra de Deus me ajuda hoje?
Senhor, por vezes, frequentes perigos me ameaçam. Sei que em todos os momentos estais comigo. Ajuda-me a confiar em tua graça e a me fortalecer na certeza de que nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente em teu amor. Amém.
Pe. Marcelo Moreira Santiago