O livro do Profeta Oséias representa, fazendo analogia com o relacionamento do profeta com uma prostituta, as tentativas de Deus de desposar seu povo, com justiça, amor e misericórdia, mas sempre recebendo deste povo infidelidade e desprezo! Deus, entanto, não desiste de seu povo e constantemente age com misericórdia e piedade para despertar em nossos corações a mesma misericórdia e piedade em nossas relações uns com os outros. O desejo de Deus é firmar conosco uma aliança definitiva, como um esposo desposa a bem-amada e estabelece com ela vínculos de amor na prática constante da misericórdia.
E não foi diferente com Jesus Cristo entre nós no tempo da plenitude, caminhando conosco, trilhando nossos caminhos, fazendo o bem a todos e todas que ousassem crer sinceramente em seu nome e em sua missão. Riu da cara da morte e sendo caçoado, reviveu a menina que jazia morta; curou aquela que creu em apenas um leve toque na barra de seu manto, pois tinha fé inigualável.
Muito pouca coisa Deus necessita para mudar nossa vida, mas esse pouco é tudo para nós: nossa vida; nosso coração. Deus não muda nunca, pois eterno é seu amor; Deus não muda nunca, pois misericórdia e piedade é o Senhor; Deus não muda nunca, sendo paciência e compaixão... sua ternura abraça toda criatura!
Não neguemos a Deus o terno abraço que dia a dia quer sempre nos dar, com seu Espírito, convencendo-nos, em Jesus, de seu amor, renovando nossa vida, convertendo nosso agir, endireitando nossos caminhos.
Duas coisas ao menos são necessárias: a fé, e um coração aberto à graça que vem do Senhor.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
No dia de hoje faça um gesto de entrega de sua vida ao Senhor, e confirme sua entrega fazendo algo de bom a alguém nesta intenção.
ORAÇÃO: Ó Deus que o tempo inteiro solicitas nosso coração para o amor sincero e verdadeiro, envolvei-nos sempre com vossa ternura, a fim de que curado em nossos afetos, disponhamos nossa vida ao vosso serviço e à glória de vosso nome, amém.
Diác. Robson Adriano F. D. e Silva