Por que as lágrimas de Ezequias chegaram até o coração de Deus? A resposta é simples, e profundamente existencial: porque eram sinceras, e brotavam de um coração piedoso! De alguém que se esforçava por caminhar na presença de Deus, vivendo a vida com fidelidade a seus propósitos e mandamentos, e sendo reto de coração, fazendo o bem diante dos olhos do Senhor. Ao agir assim, Ezequias pode provar da misericórdia do Senhor e ter sua vida prolongada por Deus, pois Ele é o Senhor do tempo, podendo atrasá-lo ou adiantá-lo segundo sua vontade.
Não duvidemos: a todos aqueles que procedem retamente segundo o coração de Deus, ele nos livra de uma vida sem propósito e sem sentido. E essa espera de nosso coração Deus não negará em fazer realizar-se.
Em nome da misericórdia que acrescentou vida ao tempo de Ezequias, é que Jesus veio para fazer-nos compreender que a misericórdia supera o sacrifício, sobretudo quando este sacrifício não está acompanhado de uma vivência autêntica da fé. Um sacrifício tem valor para Deus se, e somente se for acompanhado do verdadeiro culto que é um coração convertido ao Senhor, amante do bem, e inclinado à sua vontade.
Os Apóstolos não comiam as espigas de estômago cheio, como que querendo confrontar a Lei sabática. Eles estavam com fome, e a fome é inimiga da vida, e precisa ser combatida, mesmo em dia de sábado, pois o sábado ou o dia do Senhor, segundo a Antiga Aliança, foi feita para o ser humano, vivo e realizado, e não o contrário. E Jesus demonstrou pela palavra e por própria autoridade que Ele podia autorizar tal ato, pois ele veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
ORAÇÃO: Ó Deus, que desde sempre e para sempre nos amais com amor imutável, tornai fecundo nosso coração para as exigências de vosso amor e de vossa justiça, a fim de testemunharmos com nossa vida as maravilhas que constantemente realizais a nosso favor, amém.
Diác. Robson Adriano F. S. e Silva