Há uma verdade de fé que devemos constantemente nos lembrar, sob o risco de nos tornarmos uma grande ONG (organização não governamental) de prática caritativa, se dessa verdade nos esquecermos. A verdade é esta: não somos deste mundo ou para este mundo, mas Deus nos deu a vida eterna, colocando-nos aqui em existência para peregrinarmos em direção à nossa casa definitiva.
A fraternidade que devotamos uns aos outros e a justiça do Reino que tentamos implantar no mundo são sementes do céu, e não nossa casa permanente. Este é o testemunho que Deus nos dá de seu Filho Jesus. Não há vida verdadeira, neste mundo ou no outro, se não for a vida no Filho de Deus pois é em Jesus que a vida está (1ª leitura). Por isso devemos reconhece-lo e aceitar seu testemunho proclamado pela água e pelo sangue. A isso o Espírito nos conduz e nos convence.
Muitas “lepras” impedem o mundo de se encontrar com Deus e ser purificado pelo amor. Vivemos neste mundo e inúmeras vezes por ele somos contaminados! Somete Jesus pode nos purificar, mudando nosso olhar e moldando nosso coração a amarmos como um filho e uma filha de Deus.
Jesus quer isto, quer que nos curemos, quer que nos salvemos. A grande questão é se queremos que o Senhor nos purifique, pois, o poder para tal lhe foi dado e constantemente para nós estende sua mão.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
DESEJO de todo coração que o Senhor me purifique das maldades do mundo convertendo-me ao amor a Deus e aos irmãos?
ORAÇÃO: Deus, Pai de bondade, que nos escolheis já bem antes da criação do mundo para que fôssemos merecedores de vosso amor, redobrai de amor para conosco afim de que em vossa bondade nos esforcemos para também sermos bons e amáveis. Por Cristo nosso Senhor, amém.
Diác. Robson Adriano