Leituras: Is 60,1-6; Sl 71; Ef 3,2-3a.5-6; Mt 2,1-12.
“Vimos sua estrela no Oriente” (Mt 2,2)
Graça a pedir:
Senhor, que eu tenha a mesma perseverança
e determinação dos Magos na busca de Jesus.
EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO
SÃO MATEUS 2,1-12
- Encontre um lugar tranquilo onde você não será interrompido.
- Faça o Sinal da Cruz e peça ao Espírito Santo para guiá-lo nesta oração, abrindo seu coração e sua mente para o que Ele lhe quer mostrar.
- Leia o texto do Evangelho lentamente, mais de uma vez se for preciso, prestando atenção às palavras, aos personagens e ao cenário.
- Imagine-se em Jerusalém, quando a notícia da chegada dos magos se espalha.
- Veja os magos chegando.
- Sinta a atmosfera em Jerusalém com a pergunta dos magos: “Onde está o recém-nascido Rei dos judeus?” (Mt 2,2).
- Imagine os magos partindo de Jerusalém e perceba a alegria e o alívio que sentem ao ver novamente a estrela.
- Chegue com os magos a Belém.
- O que esses gestos revelam sobre a fé dos magos?
- A identidade exata dos magos é objeto de debate, mas não é o mais importante aqui.
- A pergunta que ecoa por Jerusalém: “Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? (Mt 2,2), demonstra sua busca sincera e persistente pela verdade.
- Ao verem a estrela, os magos “encheram-se de imensa alegria” (Mt 2,10).
- Os magos entram na casa e encontram “o menino com Maria, sua mãe” (Mt 2,11).
- os presentes oferecidos – ouro, incenso e mirra são simbólicos:
- O aviso em sonho para não voltarem a Herodes é um exemplo da intervenção divina na proteção de Jesus.
- Aqueles que encontram a Cristo são transformados e não podem mais seguir os mesmos caminhos de antes, especialmente os caminhos do mundo que podem levar ao perigo ou à perdição.
- Para refletir: Sou perseverante na busca de Deus? Que presentes tenho oferecido a Deus, a cada dia: o ouro da minha vida, o incenso da minha adoração e a mirra nas minhas lutas? Que outro caminho Deus me pede para trilhar? O que mais os magos me ensina neste Evangelho?
"Senhor Jesus,
como os Magos do Oriente,
também nós viemos adorar-Te.
Guiados pela luz da fé, reconhecemos em Ti
o Rei e Salvador do mundo.
Oferecemos-Te o ouro do nosso amor
e da nossa fidelidade,
para reconhecer a Tua soberania em nossas vidas.
Oferecemos-Te o incenso da nossa oração e adoração,
para que a nossa vida seja um louvor constante
à Tua glória.
Oferecemos-Te a mirra da nossa mortificação
e do nosso sacrifício,
unindo os nossos sofrimentos à Tua Paixão redentora.
Aceita, Senhor, os nossos corações
e nos transforma, para que possamos,
à imagem do Teu Coração de Amor,
ser sinais da Tua presença no mundo
e guiar outros para o encontro contigo.
Amém.
4. Contemplando a Palavra de Deus na vida:
- Em primeiro lugar, atentemos nas atitudes das várias personagens que Mateus nos apresenta em confronto com Jesus: os “magos”, Herodes, os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo…
- Com qual destes grupos nos identificamos? Será possível sermos “cristãos praticantes”, andarmos envolvidos nas atividades da comunidade cristã e, simultaneamente, passarmos ao lado das propostas de Jesus?
- Os “magos” são os “homens dos sinais”, que sabem ver na “estrela” o sinal da chegada da luz libertadora de Deus.
- Mas a aventura da existência terá mais cor se arranjarmos tempo para parar, para meditar, para falar com Deus, para escutar as suas indicações, para tentar ler os sinais que Ele vai colocando ao longo do nosso caminho…
- O relato de Mateus sublinha, por outro lado, a “desinstalação” dos “magos”: eles descobriram a “estrela” e, imediatamente, deixaram tudo para procurar Jesus.
- Somos capazes da mesma atitude de desinstalação, ou estamos demasiado agarrados ao nosso sofá, ao nosso colchão especial, ao nosso comando da televisão, ao nosso computador, à nossa zona de conforto, à nossa segurança, ao nosso comodismo?
- Os “magos” representam os homens e as mulheres de todo o mundo que vão ao encontro de Cristo, que acolhem a proposta libertadora que Ele traz e que se prostram diante d’Ele.
- Estamos bem conscientes de que Jesus é o centro para o qual todos convergimos e do qual irradia a luz salvadora que ilumina a nossa vida e a vida do mundo?
- Os “magos”, depois de se encontrarem com Jesus e de o reconhecerem como “o Senhor”, “regressaram ao seu país por outro caminho”.
Importante:
- Faça silêncio em seu coração e deixe Deus falar.
- Firme o propósito de caminhar com Deus e de testemunhar o seu amor aos seus irmãos e irmãs, levando a todos a boa-nova de vida e salvação que esse menino Deus, nosso Rei, nos traz...
- Agradeça por esta oportunidade do Retiro Espiritual online, fonte de aprendizado e crescimento na espiritualidade cristã...
REVISÃO DA CAMINHADA
- Terminado este Retiro de Advento e Natal, proponho como encerramento uma oração de revisitação de toda a sua caminhada, de modo que possa apreciar e saborear junto com o Senhor os frutos colhidos ao longo desta jornada.
- Passos que podem ajudar:
Agradecimento
- De minha parte, muito agradeço. Antes de lhes propor essas reflexões, quis que elas orientassem também o meu caminho nesse tempo. Elas me fizeram bem, em tempos de mais exigências, espero que também tenham ajudado vocês.
- Recordo a todos, o encontro com o Cristo é diário. Eduque-se para encontrar, a cada dia, um momento que lhe permita se colocar diante de Deus...
Sigamos juntos no compromisso de em tudo amar e servir, com os critérios, as opções e os valores de Cristo, que se encarnou por nós, fazendo novas todas aas coisas.
Obrigado sempre. Até o retiro espiritual da Quaresma e Semana Santa.
Pe. Marcelo Moreira Santiago