A quaresma é o tempo de preparação para a Páscoa. Neste segundo domingo da quaresma, a celebração eucarística das 10h, na Matriz do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo pároco, padre Geraldo Barbosa, relembrou aos presentes que a melhor maneira de nos prepararmos para a Páscoa é mudando nossa vida, procurando exercer a prática da esmola, da oração e do jejum. O pároco ressaltou o tema da Campanha de fraternidade que, neste ano de 2019, convida-nos a refletirmos sobre as políticas públicas.
Na vivência desse tempo quaresmal fica claro que quando a oração sai do nosso coração somos também transfigurados e transformados pelo amor de Deus em nós. Ao subirmos o monte com Jesus, aprendemos que a esmola não consiste apenas na doação de bens materiais, mas também no cuidado, na atenção, na solidariedade com o próximo, que a nossa mão esquerda não saiba o que fez a direita.
Em relação ao jejum, que não nos abstemos apenas de alimentos, mas também devemos vigiar nossas palavras e os julgamentos dirigidos ao próximo, que saibamos praticar o perdão, reconhecendo que também somos falhos.
Que este período nos afaste de tudo que nos impede de nos aproximarmos do Pai. Voltando-nos para Deus, estaremos voltando para o próximo, tirando dos nossos corações, as mágoas, os ressentimentos e incompreensões.
Andréia