Nota de solidariedade aos atingidos pela barragem de Brumadinho
A Arquidiocese de Mariana, chocada com a notícia do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale S.A, no Córrego do Feijão, município de Brumadinho-MG, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, vem manifestar seu apoio e solidariedade às vítimas dessa tragédia absurda, aos seus familiares e, especialmente, aos que choram a morte dos que foram tragados pela lama. Asseguramos a todos nossa fervorosa oração, implorando ao Deus de toda consolação e esperança, a força que faz suportar a dor e acreditar na vitória da vida plena e da justiça nesta terra.
Vivemos esse mesmo drama de dor, desolação e indignação há três anos, em Mariana, com o rompimento da barragem de Fundão, das mineradoras Vale/BHP Billiton/Samarco, em 5 de novembro de 2015. Lamentamos profundamente que o maior crime socioambiental do país, ocorrido em Mariana, não tenha sido suficiente para evitar a repetição de cenas a que, atônitos, o Brasil e o mundo assistem novamente, desta vez, vindas de Brumadinho.
A vida e a dignidade humana não têm preço. É pecado que clama aos céus negligenciá-las sob qualquer pretexto e, mais ainda, submetê-las aos ditames de um sistema que as sacrifica em favor do lucro. Apelamos às autoridades competentes que não se furtem de sua responsabilidade de rever a atividade mineradora no País, marcadamente predatória e inconsequente com a vida humana.
A dor e o sofrimento dos atingidos pela barragem de Brumadinho exigem que a justiça se faça de forma rápida e inequívoca. Para tanto, esperam-se das autoridades competentes ações que não deixem dúvida de que estejam do lado dos atingidos. Que as causas dessa tragédia sejam apuradas e os responsáveis exemplarmente punidos, mas que, acima de tudo, se tomem medidas que assegurem o fim de novas tragédias como as de Mariana e Brumadinho.
A fé seja nossa força para que, unidos às famílias e comunidades atingidas por essa catástrofe, trilhemos o caminho da justiça.
Mariana, 26 de janeiro de 2019
Dom Airton José dos Santos
Arcebispo de Mariana