Eu nasci no dia 9 de maio de 1954, no município de Mariana, num lugar chamado Praia Branca, fazenda São José. A minha origem é de uma família muito católica, dos dez filhos que meus pais tiveram, eu sou o quarto. Meus pais eram um casal de jovens que resolveu construir uma família e abraçar o sacramento do matrimônio, viveram 51 anos casados, meu pai sempre trabalhou na roça, sempre lutou com o maior sacrifício para cuidar dos dez filhos e educá-los.
A minha origem, lá no sítio da família, foi marcada pelo trabalho do dia a dia, no capinar, roçar, cuidar de animais... tudo isso me fez acreditar que trabalhando, lutando, eu venceria, como meu pai fez e ensinou pra gente. Claro que eu recebi o testemunho de dois católicos de verdade, meu pai e minha mãe nos ensinaram a rezar, nos ensinaram o catecismo, eu fui crismado cedo, fiz a primeira comunhão cedo também.
Com a minha ida a Juiz de Fora, quando fui morar com alguns parentes para estudar o antigo segundo grau, foi que eu tive a maior experiência de igreja da minha vida. Lá encontrei um grupo de jovens chamado Jamac (Jovem ama Cristo; Cristo ama jovem), e comecei a minha caminhada de igreja, foi na Pastoral da Juventude que eu fiz a minha melhor experiência, depois com o Emaús, jornadas, retiros, encontros semanais, foi muito bom, eu aprendi muitas coisas, graças a Deus. Depois, voltando para Mariana em 1976, comecei a trabalhar na Samarco Mineração, e em 1981 eu me casei com a Elza. Este ano já vamos completar quarenta anos de casados, temos duas filhas e um neto, graças a Deus somos uma família muito tranquila, muito boa.
Aqui em Mariana, a minha primeira experiência na caminhada da igreja foi com a Sociedade São Vicente de Paulo, a seguir ingressei na Pastoral do Batismo em nível paroquial e passei a ser ministro da Eucaristia, por dez anos mais ou menos, além dessa missão, fui coordenador de comunidade, coordenador de ministros na paróquia, assim seguia a caminhada...depois me deu aquela vontade de servir, eu mesmo quis ser diácono permanente e, graças a Deus, já completei quinze anos no diaconato, sempre aqui na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Mas isso não impede também que eu trabalhe em outros locais, eu sou assim, se vem o chamado pra mim, eu estou abraçando a causa, se eu tenho tempo, eu vou sim atender, em nome da nossa Igreja: Diogo de Vasconcelos, Acaiaca, Furquim, Monsenhor Horta, Cláudio Manoel, Águas Claras, Miguel Rodrigues, aquela região toda ali, em todos esses lugares eu já fui celebrar a Palavra e casamentos, e eu já celebrei fora de Mariana também, em lugares que vocês nem imaginam...
Então é isso, a minha base é a minha família, a família é a base de tudo! Depois a gente vai entendendo o que Deus vai pedindo pra gente, e fazendo tudo acontecer de um jeito especial.
Tudo isso me alegra o coração, eu tenho a alegria de viver, graças a Deus. É uma bênção pra mim ser diácono permanente, a minha família acolhe a ideia, minha família me apoia e eu tenho esta alegria de ser um diácono da Igreja Católica na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Aprendi com meus pais a dar valor a tudo que tenho e sempre agradecer a Deus por tudo que Ele tem me dado e tem feito por mim.
Parabéns, Diácono Vicente! Que Deus o abençoe nesta bela missão e lhe conceda saúde, paz e ardor missionário!
Assista ao vídeo que a PASCOM preparou para o aniversariante
https://www.coracaodejesusmariana.com.br/video/30/homenagem-de-aniversario-do-diacono-vicente
PASCOM
Paróquia Sagrado Coração de Jesus/Mariana