Na última quarta-feira, dia 30 de junho, a Comunidade do Sagrado Coração de Jesus celebrou, juntamente com todas as outras comunidades que compõem a paróquia, os 10 anos de dedicação da igreja Matriz consagrada ao seu padroeiro.
A Celebração Eucarística, presidida pelo pároco, padre Marcelo Santiago, foi marcada por uma verdadeira recordação daquele festivo dia em que toda paróquia entregou ao até então Arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, o templo sagrado que hoje se configura como a sede paroquial.
Em clima de alegria, a igreja foi iluminada pela luz das 12 velas, colocadas nas paredes laterais, que foram acesas primeiramente durante o belo e inesquecível rito de dedicação deste templo espiritual. Recordando ainda aquele solene momento foi queimado o incenso que subiu aos céus como as nossas orações jubilosas.
Durante a celebração dos dez anos, o padre Marcelo Santiago recordou a importância do templo como casa e habitação do Senhor; local de adoração e encontro, de falar e de ouvir a Deus através dos ritos litúrgicos. Sua reflexão também motivou toda assembleia a não se restringir ao templo enquanto estrutura física, mas a buscar ser verdadeiro templo sagrado, Igreja missionária em saída. Como forma de reafirmar e assumir esse compromisso, a celebração foi encerrada com toda a comunidade se consagrando ao Sagrado, manso e humilde Coração de Jesus Cristo.
Há dez anos, um membro e representante da comunidade realizou “a leitura de um documento que sintetizava a trajetória e o comprometimento da comunidade com a edificação da Matriz”1. Durante a celebração foi novamente realizada a leitura deste documento em uma versão revisada e readaptada para os dias atuais.
Texto: Victor Souza
Foto: Rui Souza - Pascom
O texto pode ser lido, na íntegra.
Prezado, padre Marcelo Santiago, nosso estimado pároco.
Hoje fazemos recordação de um importante dia em que realizamos um antigo sonho desta comunidade.
Nossa comunidade começou pequena e construiu há alguns anos, com muito sacrifício uma pequena igreja dedicada a São Sebastião. Há 33 anos foi criada esta paróquia da qual fazemos parte e que foi carinhosamente dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Ao longo do tempo foi surgindo o desejo e a necessidade de uma igreja que abrigasse a sede da nossa paróquia. E esta comunidade foi eleita para ser a Comunidade Matriz.
Desde então, houve a necessidade de se ampliar o templo que antes, muito humilde, havia aqui. Essa igreja Matriz é fruto de muito trabalho de vários padres de nossa Paróquia que iniciaram e, principalmente, do padre Luiz Cláudio Vieira, que0 conduziu a conclusão deste templo com ajuda de inúmeros fiéis.
O projeto foi realizado pelo engenheiro Geraldo e as modificações realizadas por sugestão do Arcebispo Emérito Dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo Departamento de Arquitetura do Apostolado Litúrgico sob a coordenação da arquiteta e professora Irmã Laíde Inez Sonda e com muito empenho de toda a comunidade e contribuição da paróquia.
Trata-se de uma construção que abriga aproximadamente 500 pessoas sentadas. Possui uma capela da Reconciliação, uma sala de paramentação e uma sacristia; o presbitério abriga a pia batismal, o sacrário, a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia em um completo conjunto harmonioso. É uma igreja que foi repensada a partir das orientações do Concílio Vaticano II, portanto valoriza a centralidade de Jesus Cristo, Senhor da Vida, morto e ressuscitado. O material utilizado demonstra a nobre simplicidade que os edifícios espirituais merecem.
Em 30 de junho de 2011, entregamos ao até então Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo, esta obra concluída dedicada e consagrada ao Sagrado Coração de Cristo. Hoje celebramos os 10 anos de dedicação da Matriz e podemos dizer que ao longo desses 10 anos de caminhada esta comunidade, bem como toda a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus se mostrou como um verdadeiro espaço de vivência da fé. Característica marcante desta comunidade é o seu povo animado. Povo de Deus, composto por cristãos leigos, que buscam diariamente ser sal da terra, luz do mundo e fermento na massa. Esse povo, que inspirado pela Palavra Divina, assume a responsabilidade do ser e agir da Igreja no mundo, buscando fazer desta paróquia uma verdadeira Igreja em saída. Uma Igreja que não se tranca nas estruturas físicas do templo, mas que vai em busca das ovelhas que se perderam.
Hoje, celebrando os 10 anos da dedicação dessa Matriz ao manso e humilde Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, queremos reafirmar o compromisso de ser uma Igreja missionária em saída, atenta às necessidades e injustiças sociais. É missão de todo o povo de Deus assumir o compromisso sociopolítico transformador, que nasce do amor apaixonado por Cristo.
1 BUARQUE, Vírginia. Memoriais da Fé: As comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Mariana (séculos XVIII-XXI). Editora Dom Viçoso-2013.