Hoje celebramos a Solenidade de Todos os Santos. Recordamos o chamado que Jesus nos faz: “Sejam santos como vosso Pai do céu é santo” (Mt 5,48). De fato, se estes e estas puderam, por que não haveremos de poder? Pelo Batismo, esta é nossa vocação fundante. Rezemos pedindo a proteção dos santos e que eles nos inspirem a galgar os passos de mesma e igual santidade de vida.
***********************
A primeira leitura, do livro do Apocalipse, traz uma mensagem de esperança, em meio às provações enfrentadas. Da vitória do Cordeiro, isto é, de Jesus crucificado-ressuscitado, todos nós, desde já, participamos. Ele transformou o caminho de morte em caminho de vida para todos aqueles que o seguem. Na segunda leitura, o mesmo apóstolo João, em sua primeira Carta, recorda-nos o imenso amor de Deus por nós, nos tendo, a todos, como seus filhos(as). Em Jesus, vemos já a que futuro nos conduz a pertença à família de Deus: seremos semelhantes a Ele, o Filho eterno de Deus, o Pai. As bem aventuranças apresentadas por Jesus no evangelho são o caminho para a santidade. Elas são anúncios proféticos de alegrias futuras para aqueles que, no cotidiano da vida, neste mundo, vivem a radicalidade do seguimento a Ele e se fazem obedientes, em tudo, à vontade do Pai.
Sou despojado de mim mesmo, disponível para Deus e para os irmãos e irmãs? Empenho-me em viver com santidade de vida o que Deus me confia? Tenho fome e sede de justiça, misericórdia de coração, promovo a paz...?
Senhor, meu Deus, concede-me a graça de viver segundo as bem-aventuranças, galgando o caminho da santidade. Dá-me um coração disponível para acolher a tua proposta de vida e salvação. Faz de mim testemunha do teu amor ao mundo. Amém.
Padre Marcelo Santiago