Hoje celebramos a memória de São Leão Magno. Ele foi Papa da Igreja, tendo vivido no século IV, em tempos difíceis, se destacando no combate às heresias, na firmeza para com as verdades da fé e no esforço de promoção da paz. Sua vida nos inspira a viver com fidelidade, zelo e amor no caminho de Deus.
**************************
O autor do livro da Sabedoria, na primeira leitura, se dirige aos reis e aos que governam a terra exortando-os a escutar a voz de Deus e a pôr em prática a sua Palavra e as suas leis. Este é o princípio da Sabedoria. Quem age assim reconhece, de fato, que o poder vem de Deus e que, um dia, haverá de prestar contas a Ele. A nós também esta palavra é dirigida, como um alerta, para que no governo da vida e dons que Deus nos concede, sejamos bons e façamos sempre o bem. No evangelho, Jesus cura dez leprosos, mas só um, um estrangeiro, samaritano, retorna para agradecer. Todos foram curados da doença do corpo, mas só ele também foi curado da alma. Não basta encontrar Jesus, é preciso escutar a sua palavra, deixar-se atrair pela graça e segui-lo para onde quer que vá. O caminho da salvação vai da graça recebida, à gratidão e ao louvor.
Sou grato a Deus pelos dons e graças que me concede? Sei ter compaixão dos que sofrem, sobretudo diante da “lepra” dos pecados e vícios deste mundo?
Ó meu Deus, inflama o meu coração de reconhecimento e de amor por Ti. Dá-me que ele seja puro da lepra de todo pecado. Faz de mim instrumento do teu amor e da tua compaixão em favor de meus irmãos (ãs). Amém.
Padre Marcelo Santiago