Hoje celebramos São Martinho de Tours. Ele viveu na França, no século IV. Era militar e mais tarde, em sua conversão, fez-se monge, sacerdote e bispo. Muito querido do povo, homem caridoso, procurou unir evangelização e promoção social. Seu exemplo nos estimula a testemunhar a fé no serviço à vida, sobretudo no cuidado sócio pastoral com os mais pobres e fragilizados.
*****************
A primeira leitura personaliza e elogia a sabedoria, apresentando os seus atributos. Esse “espirito da sabedoria”, mais à frente, será aplicado às ações de Jesus, o “Verbo” de Deus, o Messias prometido, o nosso Salvador. Jesus é a Sabedoria divina que ilumina todas as circunstâncias da vida humana e nos faz viver em total relação com Deus.
No evangelho, Jesus dá um ensinamento, provocado por uma pergunta dos fariseus acerca do tempo em que há de vir o Reino de Deus. Ele nos diz que o Reino não se manifesta de maneira ostensiva, depois alerta para que não caiamos em ilusões e desvios. A seguir, revela o projeto do Pai, ou seja, sua imolação de cruz, como manifestação do Reino. Quem aceitar ir com Ele até Jerusalém e partilhar a sua Páscoa, prepara-se para esse encontro, vive na perspectiva do Reino definitivo. É preciso estarmos vigilantes.
Deixo-me conduzir pela sabedoria que é Cristo, sua Palavra e seu Reino? Sinto a ação divina nas coisas mais simples e pequenas, nos fatos e acontecimentos da vida? Sou vigilante, vivo atento aos apelos de Deus para a minha vida?
Senhor, meu Deus, dá-me a sabedoria que brota do teu coração compassivo e bom. Que ela ilumine as trevas do meu coração, purificando-me de todo pecado. Ensina-me, a cada dia, a ser vigilante e, em tudo, fazer tua santa vontade. Amém
Pe Marcelo Santiago