O autor do Livro da Sabedoria, percorrendo a história de Israel, vê nela a obra da sabedoria que atua em conformidade com a vontade de Deus. Hoje, o texto considera particularmente os acontecimentos do Êxodo. A sabedoria aqui é identificada com a Palavra de Deus. Em síntese, podemos constatar, diante da sabedoria, que a natureza traz as marcas de Deus que a criou e toda a história está assinalada por elas.
No evangelho, Jesus conta uma parábola mostrando a necessidade de perseverar na oração e na prática da justiça. Somos exortados a viver com piedade, atentos a vida de oração, e na fidelidade aos ensinamentos de Deus, praticando a justiça. Peçamos com confiança e sinceridade esta graça, certos de que o Senhor há de nos dar o seu auxílio.
Vivo com docilidade à vontade de Deus, caminhando no seu amor? Reconheço a ação de Deus em minha vida, fortalecendo os meus passos? Em mim, Deus encontra fé?
Senhor, ensina-me a descobrir as tuas pegadas nos caminhos nebulosos, lamacentos e tortuosos da vida em sociedade. Deus da história, aumenta em mim a fé. Ilumina as minhas trevas no caminho da vida eterna. Amém.
Pe Marcelo Santiago