Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo - Nossa fé fundada nos apóstolos nos faz celebrar hoje a dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo. Sejamos uma Igreja viva, comprometida, transparente e instrumento do Senhor.
*********************
Hoje, no primeiro Livro dos Macabeus, vemos outro exemplo de resistência à tentativa do rei Antíoco IV Epifânio de eliminar a religião em Israel e estabelecer em Jerusalém o culto pagão. Desta vez é com Matatias e a sua família. Eles não se deixam levar pelos “encantos” dos emissários do rei, mas afirmam que vão permanecer fiéis à Aliança com Deus. Aqui tem início a insurreição judaica contra o rei na defesa da sua fé e de suas tradições religiosas. Possamos, a tal exemplo, também combater, com fidelidade e coragem, o bom combate da fé em meio aos encantos e ídolos do mundo moderno. Antes a Deus obedecer. No evangelho, Jesus se lamenta diante de Jerusalém e chora face à sua resistência em aceitar o projeto salvífico de Deus. Por isso não vão dispor da paz messiânica que Ele veio proclamar e oferecer a todos. Ao contrário, ela será sitiada e seus filhos esmagados, não deixando pedra sobre pedra (v. 44). Cristo é nossa paz e acolhê-lo como dom implica fidelidade aos preceitos evangélicos, abertura ao seu amor e à sua misericórdia.
Deixo-me levar pelos “atrativos” do mundo ou me guardo, com bom discernimento, nos caminhos de Deus? Vivo com radicalidade, no amor, a minha fé? Sou reto e justo comigo e com as pessoas?
Senhor, meu Deus, que eu não feche o coração e a mente de modo a não reconhecer, nos acontecimentos da vida, os sinais da tua presença e da tua vontade. Que Te reconheça nos irmãos(ãs). Que eu escolha sempre a Ti. Que eu jamais perca a confiança e a esperança, mesmo no meio da perseguição ou de graves obstáculos à vivência da minha fé. Amém.
Padre Marcelo Santiago