No texto de hoje, Daniel interpreta o sonho, a visão que teve o rei Nabucodonosor de uma enorme estátua construída com diversos materiais: ouro, prata, bronze, ferro e argila. Trata-se dos próximos reinos que viverão uma progressiva decadência. Daniel afirma a soberania de Deus que põe termo ao domínio humano. De fato, Ele é o Senhor da vida e da história. Nele reside nossa esperança definitiva. Em Jesus, na plenitude dos tempos, será estabelecido esse reino vitorioso diante de todo o mal.
No evangelho, vemos mais um discurso “escatológico”, relativo aos finais dos tempos, de Jesus. O fim do mundo e a vida futura marcam a espiritualidade cristã. Tudo o que é deste mundo terá o seu fim, só Deus permanece. O mais importante é acolhermos os seus ensinamentos e deixarmo-nos guiar por Ele, enquanto aguardamos a sua vinda.
Espero, verdadeiramente, em Deus? Tenho fé n’Ele? Sou atento aos seus ensinamentos? Deixo-me guiar por sua Palavra?
Senhor, só em Ti eu me confio. Faz-me seguir os teus preceitos, no caminho que leva à vida e à salvação. Que o tempo todo, em palavras e obras, eu Ti proclame meu Senhor e meu Deus. Amém.
Padre Marcelo Santiago