Iniciamos um “Novo Ano” na liturgia da Igreja, com a celebração do Primeiro Domingo do Advento. Preparemo-nos para a “Vinda do Senhor”. Para a Igreja no Brasil, durante o Tempo do Advento, celebramos também a “Campanha da Evangelização” que, neste ano, tem como tema: “Ide, sem medo, para servir”. Que ela nos desperte, ainda mais, para o compromisso evangelizador e para a corresponsabilidade em relação ao sustento das atividades evangelizadoras e pastorais da Igreja no Brasil.
Na primeira leitura, pela boca do profeta Jeremias, o Deus da Aliança anuncia que é fiel às suas promessas e vai enviar a seu povo um “rebento” da família de Davi. A sua missão será a de concretizar esse mundo sonhado de justiça e paz, de vida em abundância. A profecia se realiza, bem o sabemos, com a vinda do Messias - a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Redentor e Salvador.
A segunda leitura nos convida a não nos instalarmos na mediocridade e no comodismo, mas esperar, numa atitude ativa, a vinda do Senhor. Concretamente: viver de modo agradável diante de Deus, progredindo, com passos largos, na santidade e na caridade.
O evangelho nos apresenta Jesus, o Messias de Deus, a anunciar a todos que se sentem prisioneiros: alegrai-vos, a vossa recompensa está próxima”. É preciso estar atento, a fim de reconhecê-lo, acolhê-lo, identificar os seus apelos e ter a coragem de construir com Ele a justiça e a paz. “Vigiai e orai”, nos recomenda Jesus.
Sou portador da paz e da justiça de Deus em favor de meus irmãos(ãs)? Procuro discernir, como convém, os apelos de Deus para a minha vida? Sou vigilante, sobretudo diante das seduções deste mundo? Tenho ou não vida de oração?
Ó Deus fiel, bendito és Tu por todo amor e misericórdia para comigo, pobre pecador. Peço-Te que teu Santo Espírito me mantenha vigilante e perseverante na oração. Que eu possa viver, por Ti, um amor cada vez mais intenso e possa galgar, no exercício da caridade, o caminho que leva à vida e à santidade. Amém.
Padre Marcelo Santiago