Celebramos hoje a memória de Santo André, Apóstolo. Ele era irmão de Simão Pedro e, junto com ele, deixou as “redes de pesca” para ser “pescador de homens”. A tradição reconhece em Santo André o evangelizador da Acaia (Grécia) e em Patras o lugar onde morreu, após dois dias de suplício na cruz, em forma de X. Seu testemunho alimente em nós a coragem, a fidelidade e a perseverança na fé.
*****************************
Na primeira leitura, o apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, recorda-lhes que a fé leva à salvação quando nos abandonamos nas mãos de Deus e reconhecemos Jesus como único Salvador. Concretamente: é preciso escutar e pôr em prática a sua Palavra e testemunhá-la em favor dos irmãos(ãs).
No evangelho, Jesus chama Simão Pedro e seu irmão André e depois Tiago e seu irmão João para segui-lo, para serem seus apóstolos. A adesão pronta deles ao seguimento de Jesus e à missão fez com que levassem, mais à frente, a “Boa-Nova” da salvação aos confins da terra. Escutemos também o chamado que Ele nos faz. Pregar essa Palavra para que todos possam conhecê-la e aderir a Ele, o Salvador, é também, aos nossos dias, nossa missão, missão confiada à Igreja, ao povo de Deus.
Sou dócil aos ensinamentos da fé, à Palavra de Deus? Tenho sempre dito “sim” ao chamado e aos apelos de Deus em minha vida? Sou ardoroso no anúncio/testemunho da fé, comprometido com a evangelização?
Senhor, meu Deus, abre meus ouvidos e o meu coração à tua Palavra. Que eu te siga, assumindo a radicalidade do evangelho e, deixando as “redes” que me prendem às coisas deste mundo, eu seja tua testemunha onde e como dispuseres. Amém.
Padre Marcelo Santiago