Cantai ao Senhor um canto novo, porque Ele fez prodígios!
Deus e somente Ele pode fazer prodígios e seus prodígios se dão em ordem do Amor. Amar é o poder de Deus, ELE manifesta seu poder amando e no amor transforma todas as coisas em misericórdia, perdão e acolhimento.
Celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria é celebrar o Amor de Deus por todos nós. Em Nossa Senhora, Deus fez prodígios. Seus prodígios nos alcançam e tornam a caminhada da Igreja sempre renovada em sua bondade.
Em detrimento dos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo Maria foi preservada da mancha do pecado original, por um desígnio Divino, por isso o anjo em sua saudação comunica-lhe o motivo inicial da visita “encontraste graça diante de Deus!”, graça que a conservou imaculada desde sua concepção.
Maria é desejo de Deus para humanidade!
Por ser desejo de Deus para toda humanidade, nela os prodígios Divinos de amor são iniciados. A partir de Maria, Mãe e Virgem, a obra salvadora ganha carne em nossa história – o Verbo se fez carne e habitou entre nós – tamanho prodígio significa que em Jesus Cristo, Deus Conosco, o amor caminha em nossa história e mostra-nos que não há maior prodígio que dar a vida em resgate dos amados.
Celebrar Maria, Imaculada Conceição, é celebrar Deus que nos perdoa constantemente e em sua misericórdia repleta de amor invade o mundo com o bálsamo da unção do Cristo que nos alcança e renova nosso ânimo curando-nos as feridas, colocando-nos de pé. Desta forma Ele nos acolhe e deseja que nos acolhamos uns aos outros através de seu “amai-vos”!
Quando olhamos para Nossa Senhora podemos ver através de seu sim, aquela jovem que não teme o jeito de amar de Divino, mas se lança sem reservas para cumprir a vontade de Deus Amor. Seu sim é total e integra a história da salvação como esperança para toda comunidade dos fiéis.
Com suprema razão a igreja a chama de aurora resplandecente do Sol de Justiça que é o Cristo Jesus, pois seu brilho suave, anuncia a misericórdia e o acolhimento de Deus mesmo, Nele ganhamos vida em plenitude!
Que cada um de nós possamos nos sentir acolhidos por Deus no sim de Maria, Mãe de Deus e nossa, a Imaculada Conceição, e que recebamos de suas mãos e preciosa interseção a misericórdia de Deus que nos ama.
Pe. Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial