O povo católico é muito criativo, percebe no cancioneiro de nosso Brasil algumas músicas muito bonitas e acabam associando algumas músicas com algum mistério de nossa fé.
Uma dessas músicas chama-se “Anunciação”, muito bem interpretada por Alceu Valença. Gosto muito desta música!
Embora, acredito, a intenção primeira do autor não tenha sido falar do Senhor Jesus e seu advento, nossa espera por sua vinda, o povo rapidamente se “apropriou” desta motivação aplicando-lhe este santo significado.
“A voz do anjo sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido já escuto os teus sinais
Que tu virias numa manhã de domingo
Eu te anuncio nos sinos das catedrais
Tu vens, Tu vens e eu já escuto os teus sinais...”
Plenamente sugestiva para este último domingo do Advento de 2021, ou seja, aguardar o Senhor com um poema no peito, flores e frutos nas mãos, com o desejo de que nossa esperança seja renovada em seu amor que acolhe, que chega e nos faz festa!
Cantarolar com os sinos das catedrais, das igrejas paroquiais e capelas filiais... Ah Tu vens Senhor...
Santa Maria Mãe e Virgem vai visitar sua prima Santa Isabel, penso muito naquela alegria de Isabel que vai além, muito além do que podemos imaginar. A alegria de Isabel é uma alegria redentora porque manifesta o cumprimento da promessa do Eterno Deus porque o Senhor cumpre o que promete e nos fora dado Aquele que nos apascentará, com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor nosso Deus. Nele, em Jesus Cristo, os homens e as mulheres viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, e ele mesmo será a Paz.
Paz! Como temos sonhado com essa paz que somente o Senhor pode nos conceder, tanto quanto mais perto Dele estivermos e aceitarmos ser por ele conduzidos e cuidados, Tu vens Senhor... achegue-se em nossos lares como no presépio de Belém escolheste a simplicidade de se dar a nós no silencioso recanto.
Que neste domingo, e no estender da semana, possamos ser tomados pela alegria de Isabel e cantarmos com o salmista: Pouse sobre nós Senhor a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos a vida e louvaremos vosso nome!
Tu vens
Tu vens
Eu te anuncio no sino das catedrais...
Pe. Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial