Nasce o precursor!
Nasce o profeta!
A profecia de Malaquias ganha vida na pessoa o grande homem João Batista. De fato, percebemos ponto a ponto que cada palavra ali dita é uma referência potente ao profeta do Jordão, segundo nossa fé.
A vida do Batista foi um sinal e um anúncio de quem ele precedia em nossa fé. João Batista nasce como mensageiro do Senhor, falando e anunciando-O a todos comunicando a esperança e o desejo de que se transformassem os caminhos para a chegada do Cristo.
Ninguém lhe fez frente e ele não se furtou à verdade e à justiça, e por causa de sua decidida conduta experimentou em sua carne a consequência do ódio e incompreensão daqueles que se deixam corromper pela maldade e injustiça.
Contudo, como o próprio Senhor diz pela boca do profeta, “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia do Senhor”, e ELE cumpre sua promessa, como o próprio Cristo nos dirá “E, se desejarem aceitar, este é o Elias que havia de vir. Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça! “ (Mt. 11,14).
Elias fez-se forte no Senhor para que Jesus, Deus conosco, o Cordeiro de Deus, o Messias esperado, nos fosse apresentado e todos os olhos se voltassem para Ele. Em João ouvimos a voz do Salmista para que levantemos nossas cabeças e crêssemos que nossa salvação está não mais próxima, mas presente em nosso meio, curando e libertando todo povo santo de Deus!
Ouçamos o percussor!
Ouçamos o profeta!
Pe. Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial – Paróquia Sagrado Coração de Jesus