Oitava do Natal – Santos Inocentes, Mártires!
Irmãos e irmãs, ainda seguimos nas alegrias do Natal, porém, em meio às alegrias que esta Solenidade nos comunica, hoje celebramos uma das festas mais icônicas de nossa fé: os santos mártires inocentes, ou seja, aqueles que derramaram seu sangue no Cristo e pelo Cristo, pelo mistério do Cristo Encarnado em nossa história.
Deram seu testemunho de modo eloquente, silencioso e, claro, inocente.Professaram uma fé que se quer lhes fora dado a conhecer, não sabiam quem era Deus, não sabiam quem era Jesus, mas Deus sabia quem eram eles e os acolhe na eternidade como testemunhas que se deram junto ao Crist1o que já sofria sua “via crucis” naquela fuga para o Egito.
Em Jesus Cristo encontramos a verdadeira expiação por nossos pecados e somos nele integrados para glória de Deus nosso Pai. Por isso, São João nos exorta à compreensão de que se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.
Alguns, em Cristo, se doam para salvação de muitos. É o que aconteceu com os santos inocentes.A inocência desses pequeninos não foi em vão, mas ao contrário cumpriu seu propósito fazendo com que a ira dos covardes fosse alentada para que o Cristo Senhor pudesse crescer em nossa história e nos atingir com seu imenso amor.
Padre Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial
Paróquia Sagrado Coração de Jesus