Irmãos e Irmãs, o texto do Evangelho de hoje é continuidade do texto que meditávamos ontem e traz para nós uma marca específica de nossa fé: como aqueles que se deixam iluminar pela Palavra-Amor demonstram seu amor a Deus e ao que é próprio de Deus. Há uma confiança inabalável dos que creem no Senhor e em sua promessa que os faz agir sempre no Senhor e para o Senhor, nosso Deus.
A profetiza Ana, tendo ouvido as palavras de Simeão não se furta ao silêncio, mas ao contrário põe-se a falar a todos sobre o que vira e ouvira. A esperança de Simeão, comunicada a Ana, possui nome: Deus Conosco, e Ana a reconhece viva no meio do povo, e repleta da confiança inabalável em Deus vê que ELE cumpre o que diz e anuncia a todos que a salvação esperada havia chegado.
São José e nossa Mãe, Maria Santíssima, vão cumprindo em suas vidas e na vida de Jesus aquilo que o Senhor nosso Deus deseja, como podemos ver no sim de Maria que permite que o Verbo Eterno se tornasse Carne, habitasse no meio de nós, no sim de José que acolhe em sua vida o Testamento Novo da Salvação, estreitando com Ele os laços de confiança em Deus. Podemos notar essa confiança viva na obediência à Lei, submetendo o próprio Senhor da vida e da história àquilo que prescrevia a Lei.
Tais atos são manifestação daqueles homens e mulheres que sabem em quem colocam sua confiança e esperança, porque antes de tudo sabem que não serão decepcionados, mas, na expectativa de Simeão serão consolados, por isso agem no Senhor e segundo sua vontade.
Assim, a promessa do Pai é cumprida em Jesus que avança em graça e humanidade. O Amor que é Deus e é Jesus conquista-nos e toma-nos para si, na sua humanidade nos encontramos para que nos deixando alcançar por seu amor pudéssemos participar de sua Santa Divindade.
Padre Jean Lúcio de Souza
Vigário Paroquial
Paróquia Sagrado Coração de Jesus