Lamentação, choro e Jejum (1ª leitura) tornaram-se atitudes com as quais Davi demonstrou o quanto sentia a perda do Rei Saul e seu filho Jônatas, amigo de Davi. Elas, as atitudes, comprovam a verdade do coração de Davi e a sinceridade de seus sentimentos. Quando temos alguém por estima, as nossas atitudes devem revelar constantemente nosso apreço em relação a essa pessoa.
A lamentação da perda deve ser precedida pelo cuidado; o choro, pela alegria do convívio; o jejum, pelo servir na mesma alegria. Essas atitudes devem ser estendidas ao máximo de pessoas que pudermos para honrarmos a fraternidade que o Senhor nos ensinou, ao menos na medida do que depende de nós.
Já o Senhor é tido como louco por congregar inúmeras pessoas em torno à notícia da Boa Nova do Evangelho. Não importa o que pensam ou o juízo que façam... o bem que Jesus faz e a esperança que planta no coração dos homens supera todo juízo e atesta o quanto os planos de Deus devem ser colocados acima daquilo que pensam de nós.
QUESTÃO NORTEADORA: (para ser respondida mais com o coração e a vida do que com a razão e o pensamento)
Procuro manifestar publicamente, com gestos de carinho, cuidado e atenção, a estima que tenho pelos outros?
ORAÇÃO: Ó Deus, nosso Pai, que sempre cuidais de nós com amor, permiti que expressemos uns aos outros verdadeiro e engajado amor, pois só assim testemunharemos para o mundo que amar-te é também amar aos irmãos, amém.
Diácono Robson Adriano